O controle da movimentação do Financeiro é feito pela opção Movimento , onde é possível ter acesso à diversas opções de lançamentos.


Novo Lançamento 


  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Movimento
  3. Clique em Novo.

  4. Selecione o tipo de lançamento: 

    Receber  


    Informe os campos:

    Campo

    Descrição

    Cliente

    Selecione o cliente cujo lançamento se refere.

    Subcategoria

    Selecione a subcategoria do lançamento.

    Complemento

    Insira uma descrição adicional ao lançamento.

    Este campo só será habilitado se a configuração Permite digitação de complemento estiver marcada na Subcategoria.

    CompetênciaInforme o período cujo lançamento é referente.
    Recebimento de título pago em nome do cliente

    Marque esta opção para informar que o lançamento de contas a receber seja o recebimento de um valor pago pelo escritório em nome do cliente. Marcando esta opção será necessário informar o número do título de contas a pagar.

    Esta opção é habilitada somente em lançamentos já emitidos, ou seja, para preencher este campo é necessário estar editando um lançamento.

    Vencimento

    Informe a data de vencimento do lançamento.

    Esta informação é preenchida automaticamente de acordo com os dados configurados no cadastro da empresa, mas, se for necessário, é possível alterar esta data.

    QuantidadeInforme a quantidade que será cobrada ao cliente de acordo com o tipo de cobrança selecionado.
    Valor Unitário

    Informe o valor unitário da cobrança.

    Este campo traz a informação preenchida durante o cadastro da categoria de lançamento a receber. Caso neste cadastro não tenha sido informado o valor cobrado por este tipo, o campo virá vazio.

    Lançamento de Guias

    Clique no botão Lançamento de guias para informar a quantidade e valor de guias relacionadas ao lançamento. 

    Para habilitar este campo é necessário selecionar uma subcategoria com o campo Habilita o preenchimento de guias marcado.

    (Opcional) ObservaçãoInforme uma observação sobre o lançamento.

    -

    Pagar  


    Informe os campos: 

    Repetir este lançamento?

    Com essa opção, você pode replicar o lançamento cadastrado por vários meses.

    1. Clique em Repetir este lançamento.
    2. Selecione a periodicidade do lançamento.
    3. Em Repetição, configure como o lançamento será replicado. 
    4. (Opcional) Selecione a opção Numerar títulos em sequência para emitir os títulos com numeração sequencial de acordo com o número do título informado.
    5. (Opcional) Marque para alterar a competência dos lançamentos de acordo com a repetição.
    6. Marque o que deve acontecer caso o vencimento caia em fim de semana ou feriado
    7. Clique em Gravar.

    Campo

    Descrição

    Fornecedor

    Selecione o fornecedor cujo lançamento se refere.

    Número do títuloInforme o número do título.
    Subcategoria

    Selecione a subcategoria de identificação do lançamento.

    (Opcional) Complemento

    Informe um complemento ao lançamento, caso a subcategoria selecionada permita.

    Conta/Caixa

    Selecione a conta de emissão do lançamento.

    Pagamento de título em nome do cliente

    Marque esta opção para informar que o lançamento de contas a pagar é um adiantamento de uma cobrança do cliente, que será paga pelo escritório.

    Datas e valorCompetência

    Informe o período cujo lançamento se referente.

    Vencimento

    Informe a data de vencimento do lançamento.

    Valor

    Insira o valor unitário do lançamento.

    Este campo traz a informação preenchida durante o cadastro da categoria de lançamento a receber. Caso neste cadastro não tenha sido informado o valor cobrado por este tipo, o campo virá vazio.

    (Opcional) BaixaData

    Neste campo é permitido realizar a baixa do lançamento junto a seu cadastro, clicando em Nova Baixa.

    Informe a data do pagamento.

    Valor da baixaInforme o valor que foi pago.
    Conta / CaixaSelecione a conta utilizada para o pagamento.
    (Opcional) ObservaçãoInforme uma observação sobre o lançamento.

    -

  5. Clique em Gravar.


Cadastrar Título Avulso 


Por meio da opção Título avulso é possível cadastrar recibos avulsos.

  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Movimento.
  3. Clique em Título avulso.

  4. Preencha as informações relativas ao cliente nos campos:

    Campo

    Descrição
    ClienteCNPJ/CPF

    Informe o CNPJ, em caso de Pessoa Jurídica, ou CPF, para Pessoa Física. 

    Dica:

    Caso seja necessário cadastrar um novo cliente, clique em para acessar o Cadastro de Clientes Avulsos.

    Dados


    Tipo

    Selecione o tipo de cobrança que está sendo lançada.

    Layout

    Selecione o layout.

    Títúlo

    Informe o número do título.

    Conta

    Selecione a conta que será utilizada para emissão do título.


    Lançamentos

    Cadastre os lançamentos relacionados ao título avulso.

    1. Clique em Adicionar.
    2. Selecione a subcategoria.
    3. (Opcional) Informe o complemento, caso a subcategoria selecionada permita.
    4. Informe a quantidade.

      O sistema multiplicará a quantidade informada pelo valor unitário do tipo selecionado em seu cadastro. O lançamento poderá ser feito com a quantidade quebrada.

    5. Informe o valor unitário da cobrança.
    6. Clique em Incluir.
    Datas e Valor

    Competência

    Informe o período de competência do título.

    Emissão

    Informe a data de emissão do título. Essa data é preenchida automaticamente com a data atual.

    Vencimento

    Informe a data de vencimento do título.

    (Opcional) Baixa

     

    Data

    Informe a data em que o título foi pago.

    Juros

    Informe o valor de juros aplicado ao título.

    Multa 

    Informe o valor de multa aplicado ao título.

    Desconto

    Informe o valor de desconto aplicado ao título.

    Conta

    Selecione a conta que será usada na baixa da cobrança.

    Observação

    Informe uma observação sobre o título cadastrado.

    -

  5. Clique em Emitir.


Filtrar Lançamentos 


  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Selecione por qual data os lançamentos serão filtrados, Vencimento ou Emissão.
  3. Informe o período.
  4. Selecione o Cliente ou Fornecedor.
  5. (Opcional) Clique em Filtros adicionais

    1. Informe os campos:

      CampoDescrição
      Tipo de LançamentoMarque os tipos de lançamento que serão considerados para o filtro, títulos a receber, a pagar e avulsos.
      Status da cobrançaIncluir títulos a pagar sem fornecedorMarque esta opção para que os títulos a pagar sem fornecedor informado sejam considerados para o filtro.
      StatusSelecione os status que devem ser considerados, como Aberto, Baixado, Impresso e Renegociado.

      ‎ 

    2. Clique em Aplicar.

  6. Clique em Filtrar.
  7. Clique na aba desejada:

    Títulos


    Nesta aba você consegue visualizar os títulos filtrados.

    Lançamentos


    Nesta aba você consegue visualizar os lançamentos filtrados. 

    Para facilitar ainda mais a filtragem, você pode utilizar as opções Exibir os emitidos e Exibir os não emitidos para desmontrar ou ocultar lançamentos dependendo do status de emissão.


Opções do Título Avulso 


Ao cadastrar o título, é possível baixar os valores, reimprimir a remessa e realizar demais ações no respectivo título.

  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Movimento.
  3. Localize no quadro o título previamente cadastrado.
  4. Clique em Opções.
  5. Realize as seguintes ações, conforme necessidade: 

    Baixar com valores originais 


    Clique nesta opção para baixar automaticamente com os valores originais da cobrança.

    Baixar alternando os valores 


    Permite baixar a cobrança informando manualmente os valores da remessa.

    1. Clique na opção Baixar alternando os valores.
    2. Informe os novos valores de Juros, Multa e Desconto.
    3. Clique em Gravar.

    Reimprimir Cobrança 


    Permite reimprimir a cobrança diretamente pelo quadro. 

    Dica:

    Esta opção é habilitada somente para títulos a receber.

    1. Clique em Reimprimir Cobrança.
    2. Configure os dados da reimpressão.
    3. Clique em Concluir.

    Reimprimir Cobrança Alterando o Vencimento 


    Permite reimprimir a cobrança diretamente pelo quadro alterando sua data de vencimento.

    Dica:

    Esta opção é habilitada somente para títulos a receber.

    1. Clique em Reimprimir Cobrança Alterando o Vencimento.
    2. Informe o novo vencimento.
    3. Inclua os valores de juros e multa.
    4. Clique em Avançar.
    5. Configure os dados da reimpressão.
    6. Clique em Concluir.

    Alterar/Consultar 


    Permite alterar ou consultar a data de vencimento da remessa.

    1. Clique na opção Alterar/Consultar.
    2. No campo Novo vencimento, informe a nova data de vencimento da cobrança.
    3. Nos campos Valor Juros e Valor Multa, informe os novos valores da cobrança.
    4. Clique em Avançar para definir os demais campos:

      Campo

      Descrição

      LayoutSelecione o modelo utilizado para a reimpressão dos documentos.
      (Opcional) RemessaSelecione a pasta onde o arquivo remessa será salvo.

      Operação


      Visualizar

      Marque essa opção para apenas visualizar a cobrança.

      Imprimir/Salvar

      Marque esta opção para salvar as alterações feitas e imprimir a cobrança, caso necessário.

      Compartilhar

      Selecione essa opção para, além de salvar as alterações, enviar o documento para a aba de Documentos no eContador, caso não trabalhe ele tem que enviará pro e-mail do cliente informado no cadastro da empresa.

      (Opcional) Gerar documento do Wprotocolo

      Marque esta opção para gerar automaticamente um protocolo referente à impressão no sistema Protocolo.

      -

    5. Clique em Concluir.

    Reimprimir Remessa 


    Permite a reimpressão do arquivo remessa avulso pelo quadro.

    1. Clique em Reimprimir Remessa.
    2. Na tela Principal, determine as opções de reimpressão:

      Campo

      Descrição

      TipoRecibo de Cobrança

      Marque esta opção para imprimir um recibo de cobrança.

      Boleto Bancário

      Selecione esta opção para imprimir um boleto bancário.

      Nota de ServiçoMarque esta opção para imprimir uma nota de serviço.
      Arquivo RemessaSelecione esta opção para gerar um arquivo remessa.
      Boleto + Nota de ServiçoMarque esta opção para imprimir um boleto e uma nota de serviço.

      Alterar a data de vencimento da cobrança

      Marque esta opção para alterar a data de vencimento do documento no momento da reimpressão.

      Incluir boletos

      Marque esta opção para que seja possível gerar a remessa dos boletos.

      ‎ 

    3. Clique em  Avançar  para seguir à próxima tela até a conclusão do processo, ou em  Voltar , caso queira retornar alguma etapa.
    4. Clique em Concluir.

    Excluir 


    Permite excluir o título previamente cadastrado.

    1. Clique em Excluir.
    2. Confirme a exclusão.

    Cancelar 


    Permite cancelar o título cadastrado.

    1. Clique em Cancelar.
    2. Confirme o cancelamento do título.

    Cancelar Baixa 


    Permite cancelar a baixa dos valores da remessa realizada.

    1. Clique em Cancelar Baixa.
    2. Confirme o cancelamento.


Editar Lançamento 


  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Filtre os lançamentos conforme necessário.
  3. Selecione o lançamento a ser alterado.
  4. Clique em Editar.
  5. Realize as alterações necessárias.
  6. Clique em Gravar.


Excluir Lançamento 


  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Filtre os lançamentos conforme necessário.
  3. Selecione o lançamento a ser excluído.
  4. Clique em Excluir.
  5. Confirme a exclusão.


Imprimir Lançamento 


Por meio da opção Impressão de Cobrança é feito a impressão do lançamento, para que seja possível realizar o pagamento e prosseguir com a baixa.

  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Impressão de Cobrança para informar os campos:

  3. Informe o diretório que deseja salvar a cobrança.

  4. Clique em Ok.


Reimprimir Lançamento 


Por meio da opção Reimpressão é possível realizar a reimpressão de cobranças, notas de serviço e boletos bancários sem a necessidade do cancelamento da impressão anterior.

  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Clique em Reimpressão, no grupo Boletos.
  3. Informe os campos:

    Campo

    Descrição

    TipoRecibo de Cobrança

    Marque esta opção para imprimir um recibo de cobrança.

    Boleto Bancário

    Selecione esta opção para imprimir um boleto bancário.

    Nota de ServiçoMarque esta opção para imprimir uma nota de serviço.
    Arquivo RemessaSelecione esta opção para gerar um arquivo remessa.
    Boleto + Nota de ServiçoMarque esta opção para imprimir um boleto e uma nota de serviço.

    Alterar a data de vencimento da cobrança

    Marque esta opção para alterar a data de vencimento do documento no momento da reimpressão.

    Incluir boletos

    Marque esta opção para que seja possível gerar a remessa dos boletos.

    ‎ 

  4. Clique em Avançar para selecionar como deseja filtrar os documentos.

  5. Informe o período para filtrar as cobranças.

  6. Clique em Avançar para informar os campos:

    Campo

    Descrição

    LayoutSelecione o modelo utilizado para a reimpressão dos documentos.
    (Opcional) RemessaSelecione a pasta onde o arquivo remessa será salvo.
    TipoImprimir

    Marque esta opção para enviar a cobrança direto para a impressora, sem pré-visualização.

    VisualizarMarque esta opção para visualizar o documento antes de sua impressão.
    No ClienteSelecione esta opção para enviar o relatório para o e-mail do cliente.

    ‎ 

  7. Clique em Concluir.


Cancelar Impressão 


  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro .
  2. Clique em Cancelamento.
  3. Selecione como deseja filtrar os boletos impressos.

  4. (Por Empresa) Selecione a empresa para filtrar as cobranças.

  5. (Por Cobrança) Selecione o intervalo de cobranças para apurar as cobranças que devem ser canceladas.

  6. Marque a cobrança que deseja cancelar.
  7. Clique em Confirmar.


Baixar Individualmente 


  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Filtre os lançamentos conforme necessário.
  3. Selecione o recibo a ser baixado.
  4. Clique em Baixar Individualmente.


Cancelar Baixa Individual 


  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Filtre os lançamentos conforme necessário.
  3. Selecione o recibo a ser cancelado.
  4. Clique em Cancelar Baixa Individual.
  5. Confirme o cancelamento.


Detalhes do Título 


  1. Clique na aba Movimento, na tela principal do Financeiro.
  2. Filtre os lançamentos conforme necessário.
  3. Clique na aba Títulos.

  4. Dê um duplo clique no título desejado.
  5. Na tela de Detalhes do Título, verifique diversas informações sobre o título.
  6. (Opcional) Clique em Expandir para realizar a ação desejada: 

    Baixar com valores originais 


    Clique nesta opção para baixar automaticamente com os valores originais do título.

    Baixar alterando os valores 


    Permite baixar a cobrança informando manualmente os valores da remessa.

    1. Clique na opção Baixar alternando os valores.
    2. Informe os novos valores de Juros, Multa e Desconto.
    3. Clique em Gravar.

    Cancelar Baixa 


    Permite cancelar a baixa dos valores da remessa realizada.

    1. Clique em Cancelar Baixa.
    2. Confirme o cancelamento.

Você também pode verificar o Total do título e a Data de Vencimento .