Por meio da opção Plano de Contas são cadastradas as contas que serão utilizadas no sistema. A funcionalidade deste recurso é a mesma dos sistemas Condomínio e Locação, mas a tela do plano de contas foi reformulada para ficar mais intuitiva e simples.
O cadastro do Plano de Contas do Financeiro é dividido em três abas: Contas, Estabelece Contas e Configuração. Na aba Contas é feito o cadastro de contas que serão utilizadas nos lançamentos. Na aba Estabelece Contas são definidas as contas de caixa e taxa de administração. E na aba Configuração são feitas as configurações gerais para o plano de contas.
Editar Plano de Contas
- Clique na aba Cadastros, na tela inicial do Financeiro.
- Clique em Plano de Contas.
- Configure as abas conforme necessário:
Contas
Cadastre as contas que compõem o plano de contas.
Você também pode importar um plano de contas dos sistemas Condomínio ou Locação.Cadastrar Conta
- Clique em Novo.
- Na aba Principal, informe os campos:
Campo Descrição Tipo da Conta Defina o tipo de conta: analítica ou sintética. Tipo Marque o nível da conta: Receita, Despesa ou Disponível. Classificação Informe o número de classificação da conta dentro do plano. Código / Nome Informe o código de identificação e nome da conta no sistema. Histórico Padrão Selecione o Histórico Padrão - Immobile Financeiro vinculado ao cadastro.
Desta forma, ao criar um lançamento com esta conta, o histórico padrão será vinculado à movimentação de forma automática.
Centro de Custo Selecione o Centro de Custo vinculado ao cadastro.
Desta forma, ao criar um lançamento com esta conta, o centro de custo será movimentado de forma automática.
Considerar conta no cálculo de ponto de equilíbrio Marque para definir que a conta será considerada no cálculo de ponto de equilíbrio da empresa. - Na aba Integrações, clique em Novo.
Dica!
Você pode excluir uma conta inserida para integração utilizando o botão Excluir .
- Marque quais valores serão integrados, créditos ou débitos.
- Selecione o sistema para integração.
- Selecione a conta equivalente no plano de contas do sistema marcado para integração.
- Clique em Gravar.
- (Opcional) Informe o código de lançamento automático no Contábil Pack.
- Clique novamente em Gravar.
Editar Conta
- Selecione a conta.
- Clique em Editar.
- Faça as alterações conforme necessário.
- Clique em Gravar.
Excluir Conta
- Selecione a conta.
- Clique em Excluir.
- Confirme a exclusão da conta.
Importante!
Não é possível excluir uma conta com movimentação financeira vinculada, ou que faça parte de um cadastro fixo no Contas a Pagar e/ou Contas a Receber.
Importar Plano de Contas
O Immobile Financeiro permite que sejam importados planos de contas já cadastrados no Condomínio e também no Locação.
- Clique em Importar Plano.
- Na tela de importação, informe o código do plano de contas a ser importado.
- Selecione se o plano de contas importado vai sobrepor o plano de contas atual ou apenas serão adicionadas as novas contas.
- Clique em Concluir.
Estabelece Contas
Defina as contas que serão usadas nos lançamentos contábeis como, por exemplo, as contas utilizadas para Taxas e Multas.
Configure os campos:
Campo Descrição Contrapartida padrão Disponível (Grupo de saldo) Selecione a conta disponível padrão do plano de contas. Integração Taxa de administração (Locação) Selecione a conta que será utilizada para a taxa de administração no sistema Locação. Taxa de administração (Condomínio) Selecione a conta que será utilizada para a taxa de administração no sistema Condomínio. Contratos Multa rescisória Selecione a conta padrão que será utilizada para lançamentos de multa rescisória dos contratos no Locação. Parcelas de rescisão Selecione a conta padrão que será utilizada para as parcelas de rescisão dos contratos no Locação. Configurações
- Informe o nome do plano de contas.
- No campo Classificação Interna, selecione como as contas serão organizadas dentro do plano de contas. Esse campo é muito importante, pois ele define o formato do plano.
Caso queira um plano de contas pequeno, com poucas contas sintéticas (grupos), pode utilizar o formato 9.9.99. Assim, o plano fica da seguinte forma:
1.
Receitas
1.1.
Cotas condominiais
1.1.01 Cota mensal 1.1.02 Cota extra 1.1.03 Fundo de reserva 1.2. Receitas diversas 1.2.01 Cobrança de juros Caso necessite ter mais grupos dentro do plano, pode expandir para o seguinte formado: 9.9.9.99. Assim, o plano fica da seguinte forma:
1.
Receitas
1.1.
Cotas condominiais
1.1.1. Cotas mensais 1.1.1.01 Cota mensal janeiro 1.1.1.02 Cota mensal fevereiro 1.1.1.03 Cota mensal março 1.1.2 Receitas diversas 1.1.2.01 Cobrança de juros
No campo Definição configure a classificação dos níveis Disponível, Receita e Despesa.
É recomendável que esta classificação esteja dentro dos seguintes padrões:
- O Nível Disponível deve estar preenchido com 1 ou 3, assim, todas as contas do disponível são demonstradas no início ou no fim dos relatórios.
- O Nível Receita deve estar preenchido com 1 ou 2, assim, todas as contas de receita são demonstradas no início ou no meio dos relatórios.
- O Nível Despesa deve estar preenchido com 2 ou 3, assim, todas as contas de despesa são demonstradas no meio ou no final dos relatórios.
- Clique em Gravar.
Avaliar Recurso
Por meio desta opção, você pode avaliar sua satisfação com o recurso.
- Clique em Plano de Contas, na aba Cadastros do Financeiro.
- Clique em Avaliar Recurso.
- Avalie, em estrelas, sua satisfação com o recurso.
- (Opcional) Faça um comentário sobre o mesmo.
- (Opcional) Informe seu e-mail de contato.
- (Opcional) Informe seu nome para contato.
- Clique em Enviar.