Configurar Empresa
- Acesse o Configurador Bimer em Geral/ Empresas.
- Selecione a empresa que deseja configurar para emitir NF-e e/ou NFS-e.
- Clique em Editar.
- Clique na aba Dados Gerais, - Marque as opções Possui NF-e (Configuração para trabalhar com Nota Fiscal Eletrônica) e/ou Possui NFS-e (Configuração para trabalhar com Nota Fiscal de Serviços Eletrônica).
- (Opcional) Marque a opção Calcular desoneração e diferimento do ICMS conforme a Resolução da SEFAZ-RJ nº 13/2019. 
 
- Clique na aba Cadastro/ Complementar:- Marque uma das opções do Regime Especial de Tributação em que se enquadra a empresa cadastrada ou informe que a empresa não se enquadra em nenhum dos regimes especificados. 
- (Opcional) Caso a empresa exerça atividade de pesquisa e desenvolvimento, habilite esta configuração para que, ao utilizar um serviço isento de ISS na emissão de NFS-e e uma Operação configurada para calcular ISS, o sistema preencha no XML o campo referente à base de cálculo do ISS com o valor total dos itens. Logo, não será possível incluir em uma única NFS-e um item isento de ISS e outro que calcule ISS.
 
- Marque uma das opções do Regime Especial de Tributação em que se enquadra a empresa cadastrada ou informe que a empresa não se enquadra em nenhum dos regimes especificados. 
- Clique na aba Estoque/ Integração escrita fiscal- Selecione no campo Tipo de data para escrituração uma das opções Emissão ou Documento para que seja possível escolher quais tipos de data serão utilizados para a escrituração dos documentos dos serviços prestados.
 
- Selecione no campo Tipo de data para escrituração uma das opções Emissão ou Documento para que seja possível escolher quais tipos de data serão utilizados para a escrituração dos documentos dos serviços prestados.
- Clique na aba CNAE. - Adicione o código principal da empresa referente à sua Classificação Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e, caso necessite, você também pode adicionar neste campo um código secundário, possibilitando assim que uma única empresa utilize códigos CNAE diferentes. - Esta configuração será utilizada na rotina de envio da nota de serviço, tanto utilizando o layout da prefeitura quanto o da SEFAZ, para que o sistema preencha o CNAE da empresa no arquivo XML de acordo com o código da lista de serviço utilizado na nota fiscal. Caso a lista de serviço não possua nenhum CNAE informado no cadastro da empresa emissora, o sistema utilizará no arquivo o código CNAE cadastrado como principal. 
- (Opcional) Vincule os CNAE's a um código da lista de serviço. 
- Clique em Ok.
 
- Clique em OK. 
Acesso do Usuário
Esta configuração é importante para que o seu usuário tenha acesso à empresa que trabalhará com NFS-e e/ou NF-e. Caso não seja adicionada nenhuma empresa nesta configuração, o sistema entende que o usuário em questão tem acesso a todas as empresas. Neste caso, o acesso apresentado é necessário somente em casos em que o usuário tenha acesso somente à empresa que trabalhará com NFS-e e/ ou NF-e.
- Acesse o Cadastro de Usuários em Usuários.
- Clique na aba Acesso a informações. 
- Inclua a empresa configurada para trabalhar com NFS-e e/ ou NF-e. - Caso esteja marcada a opção Atualiza o estoque dos serviços na configuração do Tipo de Operação no Configurador Bimer em Estoque / Operação / aba Dados e a empresa trabalhe com Setor, será necessário realizar também a liberação de acesso a este setor, na tela de edição da empresa selecionada, em Setores que o usuário possui acesso. 
- Clique em Salvar. 
