Confluence é uma ferramenta para construção de Wikis corporativas, que permite criar e compartilhar paginas, documentos e conteúdo. 

Para facilitar a escrita e navegação abaixo explicamos principais conceitos e recursos:


Essas explicações contém telas que são apresentadas apenas quando é feito o login. A visualização para cliente é diferente.

Para fazer o login:

  1. Clique em Login na barra superior no canto direto.
  2. Informe a senha e usuário.
  3. Clique em Autenticação.
  4. Navegue até uma base de conhecimento

  5. Clique em Editar / View em Confluence na barra superior a direita.

Conceitos

Espaços

Um espaço é uma área que contém suas páginas, é uma entidade para organizar o conteúdo.

Você pode pensar em um espaço como um sub-site ou mini-site, cada um com sua própria home page.

Somente o setor de SQA pode criar espaços.

Cada base de conhecimento e ajuda é um espaço do Confluence conforme diagrama abaixo:

espaco

A interface de um espaço é organiza da seguinte forma:

  1. Barra do confluence:  crie páginas em branco ou com templates, pesquise e acesse seu perfil (último ícone) para verificar informações ou fazer logout.
  2. Barra do espaço: Acesse as páginas.
  3. Ferramentas da página: Edite, compartilhe, mova a página e outras ações.

Páginas

Página são o conteúdo do Confluence, onde escrevemos os artigos e demais informações.

Cada espaço, explicado no tópico anterior, permite criar ou editar páginas.

Quando editamos uma página ou criamos uma nova é apresentado o editor abaixo:

  1. Conteúdo da página: adicione o título e conteúdo da página.
  2. Labels: adiciona labels (utilizado para classificar páginas, como perguntas frequentes).
  3. Barra de ferramentas do editor: formate, alinhe, adicione arquivos, links, imagens, tabelas e macros (explicados em outro tópico).
  4. Barra de ação:  salve a página, feche, pré-visualize, notifique outros e coloque comentários quando criar uma página. 

Barra de ferramentas de edição de páginas (Formatação, links e outros recursos)

Na bara de ferramentas você formata o layout da página e do texto, adiciona liks, tabelas, imagens, anexos e macros (explicados em outros tópicos).

Você também pode localizar conteúdo da página e substituir ou pesquisar no ajuda do editor.

 O menu Insert (ícone +) possui várias opções como adicionar uma image, um link para outra página ou conteúdo externo e macros.

Adicionar uma imagem

Para adicionar uma imagem numa página, edite a página e faça um dos passos abaixo de acordo com a opção que deseja.

Copiar e Colar

  1. Copie a imagem.
  2. Posicione o cursor onde deseja.
  3. Cole com CTRL + C no local que deseja, se a mesma estiver na área de transferência.

Fazer o upload

  1. Posicione o cursor onde deseja inserir a imagem.

  2. Clique o menu Insert (ícone de + na barra de ferramentas da página) / Files and images.

  3. Clique na opção Attached to this page.

  4. Clique em Upload Image.

  5. Selecione os arquivos com as imagens.

  6. Clique em Upload files.
    As imagens serão carregas e já serão marcadas para inclusão.
  7. Clique em Insert para adicionar na página.

Inserir uma imagem que existe em outra página

  1. Posicione o cursor onde deseja inserir a imagem.
  2. Clique no menu Insert / Files and images.
  3. Selecione Search on other pages.
  4. Digite o nome da página e clique em Search.
  5. Selecione a image a ser inserida.
  6. Clique em Insert.

Fontes externas

Não adicione imagens de outros sites porque se as mesmas forem removidas do site não serão mais apresentadas na documentação.

Formatar uma imagem (Tamanho, link e etc)

Quando estiver editando uma página, selecione a imagem e será apresentando o painel de edição que permite alterar o tamanho, adicionar um link, bordas e efeitos na imagem.

Links

Você pode criar links para outra páginas ou sites externos. 

Aqui explicamos as principais formas de criar e editar links.

Inserir um link num texto

  1. Selecione o texto ou posicione o cursor onde quer inserir o link.
  2. Clique em Link na barra de ferramentas ou pressione Ctrl+K
  3. Selecione a página ou URL externa:
    • Página:
      1. Clique em Busca ... na tela de Insert Link
      2. Digite o nome da página.
      3. Clique em Search.
      4. Selecione a página.
      5. Clique em Insert.

        Links feitos entre páginas do próprio Confluence dessa forma são relativos e ao mover a página o mesmo não será quebrado.

    • Link externo:
      1. Clique em Weblink na tela de Insert Link
      2. Informe a URL em Adress
      3. Clique em Insert.

  1. Selecione o texto do link.
  2. Clique em Edit na barra de propriedade do link.
  3. Modifique o link e clique em Save.
  1. Selecione o texto do link.
  2. Clique em Unlink na barra de propriedade do link.
  3. Modifique o link e clique em Save.

Tabelas

Adicionar uma tabela

  1. Posicione o cursos na linha que deseja inserir a tabela.
  2. Clique no botão Table na barra de ferramentas.
  3. Clique numa célula no menu que abriu para definir o número de linhas e colunas.

Editar a tabela

Para alterar o tamanho de um coluna, clique na mesma e arraste a borda da coluna. Para outras alterações, clique na coluna  e serão apresentadas várias opções na barra de ferramentas.

Abaixo segue um resumo das opções:

Modos do tamanho da coluna

  • Responsive – A tabela irá expandir de tamanho a medida que adiciona o conteúdo. Também redimensiona o conteúdo para caber no janela do usuário de acordo com o tamanho da mesma.
  • Fixed width – O tamanho será fixo de acordo com o que você arrastar na borda da coluna. Não é redimensionado de acordo com o tamanho da janela do usuário.

Linhas

  • Insere linhas depois ou antes da linha corrente.
  • Apagar a linha corrente.
  • Copia, cola e recorta a linha corrente.
  • Marca a linha como linha de tíutlo (Fundo cinza e texto em negrito)

Colunas

  • Insere colunas depois ou antes da coluna corrente.
  • Apagar a coluna corrente.
  • Copia, cola e recorta a coluna corrente.
  • Marca a coluna como coluna de tíutlo (Fundo cinza e texto em negrito)

Células

  • Unifica as células selecionadas.
  • Separa as células selecionadas.
  • Muda a cor da célula.

Tabela

  • Apaga a tabela
  • Adiciona uma coluna numerada antes de cada linha.

Layout da Página (Colunas e Seções)

O layout de uma página tem um grande impacto na leitura. 

Para alterar o layout da página podemos utilizar seções horizontais e colunas verticais.

Adicionando múltiplas seções podemos trabalhar com diferentes configurações de colunas.

Screenshot: Editor da página com três seções (linhas pontilhadas) com diferentes configurações de colunas.


Para adicionar seções

  1. Clique no botão Page Layout na barra de ferramentas da página.
  2. Clique em Add Section

Uma nova seção é adicionada abaixo da seção corrente, com os limites delimitados por linhas pontilhadas.

Alterar as colunas de uma seção

  1. Posicione o cursor na seção que deseja alterar
  2. Clique no botão Page Layout na barra de ferramentas da página, senão estiver selecionado.
  3. Selecione um das opções de layout de colunas na barra de ferramentas ()

Mover seção para cima e para baixo

  1. Posicone o cursor na seção que deseja alterar
  2. Clique no botão Page Layout na barra de ferramentas da página, senão estiver selecionado.
  3. Clique no botão Move up ou Move down, de acordo com o que deseja.

Apagar uma seção

Apaga todo o conteúdo da dentro da seção.


  1. Posicone o cursor na seção que deseja alterar
  2. Clique no botão Page Layout na barra de ferramentas da página, senão estiver selecionado.
  3. Clique no botão Move up ou Move down, de acordo com o que deseja.

Teclas de atalho

Para consultar quais as teclas de atalho para criação e edição do artigo, clique no Help  na barra de ferramentas de edição.

Macros

Macros auxiliam a melhorar e expandir as capacidades de uma página, possibilitando adicionar funcionalidades extrar ou conteúdo dinâmico, por exemplo.

Não utilize macros de busca / search porque geram erros no modo de visualização de clientes não logados.

Os macros mais usados são explicados abaixo, se precisar utilizar algum outro verifique com o SQA primeiro.

Adicionar um macro

  1. Posicione o cursor onde deseja adicionar o macro.
  2. Na barra de ferramentas de edição selecione InsertOther Macros.
  3. Localize e selecione o macro desejado.

  4. Preencha os parâmetros do macro. Essa tela varia para cada macro e alguns não possuem a tela.

  5. Clique em Insert.

Adicionar macros com autocomplete sem usar o mouse

Digite { (chaves) e comece a digitar o nome do macro e será apresentada uma lista das sugestões. Nesse exemplo, estamos inserindo o macro chamado Cheese.

Editar um macro

Clique no macro e selecione Edit. Isso abrirá a tela de detalhes do macro para que possa editar seus parâmetros.

Macros mais utilizado


NomeDescrição
Horizontal ruleAdiciona uma linha cinza horizontal
Table of Contents / Índice

Cria um índice com base na formatação de Heading´s existente no artigo.

Em geral, é utilizado para artigos grande e que foram quebrados em tópicos.

Um exemplo é o índice no inicio dessa página.

Widget Connector Macro

Permite adicionar videos, slideshow e photostreams.

Suporte conteúdo desse sites:


  • YouTube
  • Vimeo
  • MySpace Video
  • Flickr
  • Twitter
  • Slide Rocket
  • Google Calendar

Expand Macro

O macro de expandir mostra o conteúdo digitado dentro dele com a visualização de expandir e fechar.

Exemplo:

Teste de expandir e apresentar

Info, Tip, Note, and Warning Macros

Permite destacar informações na página, criando caixa coloridas ao redor do texto, conforme abaixo:

Include Page

Inclui o conteúdo de uma página em outra.

Por exemplo, escrevemos como cadastrar um funcionário e numa outra página precisamos explicar isso novamente acrescentando no final uma explicação de afastamento, nesse caso para não replicar o texto inteiro, podemos utilizar o Include Page que o conteúdo será apresentado na página e quando alterar a página original essa também será alterada.

Multiexcerpt

Similar o Include Page, mas com esse você pode definir áreas de uma página que vai reutilizar e depois inserir em outra página somente aquela parte.

Para utilizar esse recurso utilizamos dois macros:

  • Multiexcerpt: Na página que irá possuir o conteúdo a ser compartilhado adicione esse macro.
    1. Adicione o macro Multiexcerpt.
    2. Digite um nome para o conteúdo a ser inserido.
    3. Clique em Insert.
    4. Dentro do quadro do macro adicione o seu conteúdo.

  • Multiexcerpt include: Na página que irá exibir o conteúdo da outra página adicione esse macro.
    1. Adicione o macro Multiexcerpt include.
    2. Informe o nome da página que contém o conteúdo em Page With Excerpt *
    3. Selecione o nome conteúdo da página em MultiExcerpt Name.

      Só apresenta na listagem os Multiexcerpt existentes na página, se apresentar vazio é porque a página não possui nenhum.


    4. Clique em Preview no topo da página para visualizar o conteúdo que será adicionado.

    5. Clique em Insert.

      Será adicionada uma caixa do macro () para indicar onde o texto será apresentado e no modo de visualização do página.

      Se quiser visualizar antes de salvar, clique no botão Preview na parte inferior da página.