A equipe de redação é responsável por atualizar e manter o acervo do Museu Itinerante, assegurando que todos os itens estejam devidamente catalogados.
O processo de catalogação é iniciado a partir de uma solicitação formal, realizada pela assessora de relacionamento ou pela supervisão. Para isso, é aberto um atendimento específico e o redator é comunicado sobre novos itens que devem ser incluídos no acervo, garantindo que o museu itinerante tenha sempre uma lista atualizada e organizada dos objetos para exposição.
Verificar Itens no Acervo
- Após receber o atendimento, marque um dia e horário para a verificação dos itens.
Informação
Na data combinada, a assessora irá acompanhá-lo até a Matriz para mostrar os novos equipamentos.
Além do atendimento, é necessário abrir uma tarefa no Jira no projeto UCAA para registrar esse serviço.
- Analise os novos itens e anote as principais características deles, como: Categoria, Nome e Marca.
- (Sugestão) Utilize o Google Lens no seu celular para capturar imagens dos objetos e obter informações adicionais sobre eles.
- Quando terminar a verificação, retorne à sua estação de trabalho para Registrar os Itens na Planilha.
Registrar Item na Planilha
- Adicione uma nova linha na planilha e registre o item.
Coluna Descrição ID Digite o código único atribuído a cada item para fácil identificação. Categoria Selecione o tipo do item, como “Eletrônicos”, “Computadores”, “Periféricos”, “Jogos”, etc. Essa categorização facilita a organização e pesquisa de itens semelhantes.
Informação: caso a categoria do item não exista, basta criá-la.
Nome Marca Indique a marca do item, como “IBM”, “Apple”, “Nintendo”. Isso ajuda a identificar o fabricante e contribui para a classificação histórica. Ano Lançamento Informe o ano em que o item foi lançado no mercado. Esse dado é importante para a referência histórica e contextualização dos itens no acervo. Imagem Inclua uma imagem do item para facilitar a visualização e identificação. Pode ser uma foto tirada durante a verificação ou uma imagem encontrada online que represente fielmente o item.
Localização Selecione o local onde o item está armazenado ou exibido, como “Estante A | Prateleira 7”. Isso facilita a gestão do acervo físico. Estoque Informe a quantidade do item disponível no acervo. Indique se há mais de um exemplar do item ou se é uma peça única. Link MUTA Após adicionar o item ao site do MUTA, insira o link da página.
- Refaça o passo acima para todos os novos itens.
Adicionar Item ao Site
Acessar Edição do MUTA
- Utilize o endereço museualterdata.com.br/admin.
- Na tela de login, preencha as credenciais de acesso recebida pela supervisão.
- Clique em .
Criar Post
- No menu Posts, clique em Adicionar novo post.
- No título, digite Item seguido do número dele. Ex.: Item 81.
- No menu lateral direito, selecione a categoria Itinerante.
- Clique em Publicar.
Aviso: Certifique-se de seguir todos os passos acima antes de adicionar o conteúdo e a imagem do item. Esses passos são necessários para que o permalink seja criado corretamente com o número do item (e não com o nome), garantindo a padronização dos links.
Editar Post
- Altere o título para o nome do item correspondente.
- Adicione a descrição do item.
- No menu lateral / Post, clique em Definir imagem destacada.
- Selecione a imagem do item.
- Clique em Definir imagem Destacada.
- Clique em Salvar.
Criar QR codes e Etiquetas
Gerar QR Code
- Acesse o Canva.
Observação: utilize a conta Pro da UCA.
- Navegue até a pasta QR code dos Itens.
- No final do arquivo, clique em Adicionar Página.
- No menu lateral esquerdo, busque pela opção .
- Clique em Gerar código e redimensione o QR code na página.
Adicionar Etiqueta
- Acesse o Canva.
Observação: utilize a conta Pro da UCA.
- Navegue até a pasta Etiquetas dos Itens.
- No final do arquivo, clique em Adicionar Página.
- Copie a página acima e atualize as informações do novo item, como: Nome, Categoria, Marca, Ano de Lançamento e QR Code.
Imprimir e Recortar Etiquetas
- Acesse o Canva.
Observação: utilize a conta Pro da UCA.
- Navegue até a pasta Etiquetas dos Itens.
- Copie todas as novas etiquetas e cole em uma nova página (A4 retrato).
- Redimensione o tamanho das etiquetas para, aproximadamente (
l:36 a:20
). - Baixe a página das novas etiquetas.
- Imprima e recorte.
Colar Etiquetas nos Itens
Após concluir todos os passos acima, agende com a assessora de relacionamento uma nova visita à Matriz para colar as etiquetas nos itens correspondentes.
Catalogação concluída: finalize a tarefa e dê o parecer no atendimento.