A equipe de redação é responsável por atualizar e manter o acervo do Museu Itinerante, assegurando que todos os itens estejam devidamente catalogados.

O processo de catalogação é iniciado a partir de uma solicitação formal, realizada pela assessora de relacionamento ou pela supervisão. Para isso, é aberto um atendimento específico e o redator é comunicado sobre novos itens que devem ser incluídos no acervo, garantindo que o museu itinerante tenha sempre uma lista atualizada e organizada dos objetos para exposição.

Verificar Itens no Acervo


  1. Após receber o atendimento, marque um dia e horário para a verificação dos itens.

    Informação

    Na data combinada, a assessora irá acompanhá-lo até a Matriz para mostrar os novos equipamentos.

    Além do atendimento, é necessário abrir uma tarefa no Jira no projeto UCAA para registrar esse serviço.


  2. Analise os novos itens e anote as principais características deles, como: Categoria, Nome e Marca.
  3. (Sugestão) Utilize o Google Lens no seu celular para capturar imagens dos objetos e obter informações adicionais sobre eles.
  4. Quando terminar a verificação, retorne à sua estação de trabalho para Registrar os Itens na Planilha.

Registrar Item na Planilha


  1. Adicione uma nova linha na planilha e registre o item.
    ColunaDescrição
    IDDigite o código único atribuído a cada item para fácil identificação.
    Categoria

    Selecione o tipo do item, como “Eletrônicos”, “Computadores”, “Periféricos”, “Jogos”, etc. Essa categorização facilita a organização e pesquisa de itens semelhantes.

    (informação) Informação: caso a categoria do item não exista, basta criá-la.

    Nome

    Digite o nome específico do item, como “Computador IBM 5150”, “Atari 2600”, etc. Use o nome comercial ou o mais reconhecível para identificar o item. Além disso, adicione a descrição do item como uma nota Inserir nota.

    MarcaIndique a marca do item, como “IBM”, “Apple”, “Nintendo”. Isso ajuda a identificar o fabricante e contribui para a classificação histórica.
    Ano LançamentoInforme o ano em que o item foi lançado no mercado. Esse dado é importante para a referência histórica e contextualização dos itens no acervo.
    Imagem

    Inclua uma imagem do item para facilitar a visualização e identificação. Pode ser uma foto tirada durante a verificação ou uma imagem encontrada online que represente fielmente o item.

    Remover Fundo da Imagem
    1. Acesse o Canva.

      Observação: utilize a conta Pro da UCA, pois o recurso para remover o fundo da imagem é premium.


    2. Navegue até a Pasta de Imagens.
    3. Siga as instruções do GIF abaixo:



    4. Após, baixe a imagem editada e renomeie para o item correspondente. Ex.: Summa Prima 20 Olivetti Editado

    Arquivar Imagem
    1. Anexe a imagem em uma pasta do seu Google Drive.

      Observação: certifique-se de que a pasta esteja compartilhada com todos os membros do grupo Alterdata. Isso permite que todos consigam visualizar as imagens diretamente na planilha.


    2. Na planilha, em Imagem / digite o nome do item.
    3. Selecione a imagem e verifique se ela foi arquivada na célula.
    LocalizaçãoSelecione o local onde o item está armazenado ou exibido, como “Estante A | Prateleira 7”. Isso facilita a gestão do acervo físico.
    EstoqueInforme a quantidade do item disponível no acervo. Indique se há mais de um exemplar do item ou se é uma peça única.
    Link MUTA

    Após adicionar o item ao site do MUTA, insira o link da página. 



  2. Refaça o passo acima para todos os novos itens.

Adicionar Item ao Site


Acessar Edição do MUTA

  1. Utilize o endereço museualterdata.com.br/admin.
  2. Na tela de login, preencha as credenciais de acesso recebida pela supervisão.
  3. Clique em .



Criar Post

  1. No menu Posts, clique em Adicionar novo post.
  2. No título, digite Item seguido do número dele. Ex.: Item 81.
  3. No menu lateral direito, selecione a categoria Itinerante.
  4. Clique em Publicar.

Aviso: Certifique-se de seguir todos os passos acima antes de adicionar o conteúdo e a imagem do item. Esses passos são necessários para que o permalink seja criado corretamente com o número do item (e não com o nome), garantindo a padronização dos links.




Editar Post

  1. Altere o título para o nome do item correspondente.
  2. Adicione a descrição do item.
  3. No menu lateral / Post, clique em Definir imagem destacada.
  4. Selecione a imagem do item.
  5. Clique em Definir imagem Destacada.
  6. Clique em Salvar.


Criar QR codes e Etiquetas


Gerar QR Code
  1. Acesse o Canva.

    Observação: utilize a conta Pro da UCA.


  2. Navegue até a pasta QR code dos Itens.
  3. No final do arquivo, clique em Adicionar Página.
  4. No menu lateral esquerdo, busque pela opção .
  5. Clique em Gerar código e redimensione o QR code na página.


Adicionar Etiqueta
  1. Acesse o Canva.

    Observação: utilize a conta Pro da UCA.


  2. Navegue até a pasta Etiquetas dos Itens.
  3. No final do arquivo, clique em Adicionar Página.
  4. Copie a página acima e atualize as informações do novo item, como: Nome, Categoria, Marca, Ano de Lançamento e QR Code.


Imprimir e Recortar Etiquetas


  1. Acesse o Canva.

    Observação: utilize a conta Pro da UCA.


  2. Navegue até a pasta Etiquetas dos Itens.
  3. Copie todas as novas etiquetas e cole em uma nova página (A4 retrato).
  4. Redimensione o tamanho das etiquetas para, aproximadamente (l:36 a:20).
  5. Baixe a página das novas etiquetas.
  6. Imprima e recorte.


Colar Etiquetas nos Itens


Após concluir todos os passos acima, agende com a assessora de relacionamento uma nova visita à Matriz para colar as etiquetas nos itens correspondentes.


Catalogação concluída: finalize a tarefa e dê o parecer no atendimento.