Na aba Empresas, estão as funcionalidades relacionadas a configuração de cada empresa no sistema eContador Sollo.



Cadastrar Empresa


  1. Clique na aba Empresas, no menu do eContador Sollo.
  2. Clique em + Nova Empresa > Nova Empresa.
  3. Preencha os campos das abas:

    Identificação


    CampoDescrição
    Código

    Informe o código que servirá como identificação da empresa ano sistema.

    (informação) O sistema gera um código automaticamente, conforme às outras empresas já criadas no eContador Sollo.

    CPF/CNPJ

    Informe o CPF/CNPJ da empresa.

    (aviso) Digite somente números.

    NomeInforme o nome da empresa.
    Nome Fantasia(Opcional) Informe o Nome Fantasia da empresa, caso houver.


    Endereço


    Preencha os campos com todos os dados relacionados ao Endereço da empresa sendo cadastrada no sistema.


    Outras Informações


    CampoDescrição
    Natureza JurídicaSelecione a natureza jurídica em que a empresa se encaixa.
    Regime TributárioSelecione o regime tributário da empresa.
    Atividade(Opcional) Informe a atividade praticada pela empresa.
    Código CNAE

    Preencha com o Código CNAE da empresa.

    (informação)  Classificação Nacional de Atividades Econômicas

    Inscrição Estadual

    Informe a inscrição estadual da empresa.

    Inscrição MunicipalInforme a inscrição municipal da empresa.
    Início da atividadeSelecione a data do início das atividades da empresa.
    Valor da capitalPreencha com o valor total da capital da empresa.

    Preencha os campos, quando necessário, de Configurações Adicionais do CND:

    1. Informe o Código do Imóvel (CND de Imóvel Rural).
    2. Informe o CEI (Certidão de FGTS emitida por CEI).

    Para configurar a integração com o Collect, é necessário que a empresa tenha estabelecimentos cadastrados.

    Com isso, para cadastrar os estabelecimentos no Collect, clique em Ir para estabelecimentos.

    Configure se a empresa utilizará ou não o eTarefas.


    Caso a empresa vá utilizar o eTarefas:

    1. Ative a opção Empresa utiliza eTarefas?.
    2. (Opcional) Selecione os responsáveis de cada departamento.
    3. Informe a Data de início para controle da tarefa.


    Caso a empresa não vá utilizar o eTarefas:

    1. Desabilite a opção Empresa utiliza eTarefas?
    2. Confirme que quer desativar a opção.


  4. Clique em Salvar.

Importar Empresa(s)


  1. Clique na aba Empresas, no menu do eContador Sollo.
  2. Clique em + Nova Empresa > Importar empresa(s).
  3. (Opcional) Ao marcar a opção Ignorar primeira linha ao importar, a primeira linha da planilha será ignorada, pois se trata de um cabeçalho.
  4. Clique em Importar empresa(s).
  5. Selecione o arquivo.


Configurar Empresa


  1. Clique na aba Empresas, no menu do eContador Sollo.
  2. Clique em Editar, ao lado da empresa.
  3. Realize as configurações, nas abas apresentadas:
    ‎ 

    Identificação


    CampoDescrição
    Código

    Informe o código que servirá como identificação da empresa ano sistema.

    (informação) O sistema gera um código automaticamente, conforme às outras empresas já criadas no eContador Sollo.

    CPF/CNPJ

    Informe o CPF/CNPJ da empresa.

    (aviso) Digite somente números.

    NomeInforme o nome da empresa.
    Nome Fantasia(Opcional) Informe o Nome Fantasia da empresa, caso houver.


    Endereço


    Preencha os campos com todos os dados relacionados ao Endereço da empresa sendo cadastrada no sistema.


    Outras Informações


    CampoDescrição
    Natureza JurídicaSelecione a natureza jurídica em que a empresa se encaixa.
    Regime TributárioSelecione o regime tributário da empresa.
    Atividade(Opcional) Informe a atividade praticada pela empresa.
    Código CNAE

    Preencha com o Código CNAE da empresa.

    (informação)  Classificação Nacional de Atividades Econômicas

    Inscrição Estadual

    Informe a inscrição estadual da empresa.

    Inscrição MunicipalInforme a inscrição municipal da empresa.
    Início da atividadeSelecione a data do início das atividades da empresa.
    Valor da capitalPreencha com o valor total da capital da empresa.

    Na aba CND, informe os campos equivalentes as CNDs que a empresa irá controlar. Por exemplo, se for controlar a CND de imóvel Rural, informar no campo equivalente o código do imóvel.

    Por exemplo, se for controlar a CND de imóvel Rural, informar no campo equivalente o código do imóvel. Este campo é opcional, mas se não forem informadas as CNDs que precisam destas informações, elas não poderão ser emitidas.

    Essa tela tem informações distintas, de acordo com a UF e município da empresa, podendo exibir vários campos diferentes relacionados a CNDs específicas.

    Nesta aba, é possível selecionar os Códigos de chamada de lançamentos automáticos.

    Para configurar essa integração é necessário que a empresa tenha estabelecimentos cadastrados.

    Nessa aba, é possível habilitar a visualização das tarefas do eTarefas na empresa selecionada para alterar os responsáveis pelos departamentos, adicionar novas tarefas e ajustar as datas de início. Além disso, também é possível excluir tarefas.


    (Opcional) Para selecionar os responsáveis, basta clicar sob o Departamento desejado, e selecionar o responsável.

    Os departamentos criados no sistema também estarão habilitados para que o responsável seja indicado.



    Para habilitar a visualização do eTarefas para a empresa, siga os passos abaixo:

    1. Habilite a opção desmarcada Empresa utiliza eTarefas?
    2. (Opcional) Selecione os Responsáveis por cada setor.
    3. Informe a Data de início para controle da tarefa.
    4. Selecione as Tarefas que deseja incluir.
    5. Clique em Adicionar.

    Para desabilitar a visualização do eTarefas para a empresa, siga os passos abaixo:

    1. Desabilite a opção marcada Empresa utiliza eTarefas?
    2. Confirme a desativação da opção.


    Informação: para excluir uma tarefa, clique em Excluir na coluna de Ações da tarefa.

    ‎ 

  4. Clique em Salvar.


Importar Configurações


  1. Clique na aba Empresas, no menu principal do eContador Sollo.
  2. Selecione a(s) empresa(s) para a(s) qual(is) quer importar as configurações.
  3. Clique no botão Importar Configurações.
  4. Selecione a empresa da qual quer importar as configurações.
  5. Clique em Confirmar.


Edição em Bloco de Utilização do eTarefas


  1. Clique na aba Empresas, no menu principal do eContador Sollo.
  2. Selecione a(s) empresa(s) que deseja ajustar.
  3. Clique em Utilização eTarefas.
  4. Informe se a(s) empresa(s) utilizarão ou não o eTarefas.
  5. Clique em Confirmar.


Edição em Bloco dos Responsáveis da Empresa


  1. Clique na aba Empresas, no menu principal do eContador Sollo.
  2. Selecione a(s) empresa(s) que deseja ajustar.
  3. Clique em Transferir selecionado(s).
  4. Informe o Responsável.
  5. Informe o Departamento (eTarefas).
  6. Clique em Confirmar.


Visualizar Informações da Empresa


  1. Clique na aba Empresas, no menu principal do eContador Sollo.
  2. Realize o filtro.

  3. Descreva no campo de pesquisa, uma informação referente à empresa.

    Você pode utilizar o Filtro avançado para uma busca mais específica de empresas. Os principais campos do filtro são:

    • Responsável: selecione o responsável da empresa.
    • Departamento (eTarefas): selecione o departamento da empresa relacionado ao eTarefas.
    • Utiliza eTarefas?: selecione se utiliza ou não o eTarefas.
  4. Clique na empresa para consulta.


Excluir Empresas em Bloco


  1. Clique na aba Empresas, no menu principal do eContador Sollo.
  2. Selecione a(s) empresa(s) que deseja ajustar.
  3. Clique na opção "Excluir selecionado(s)"
  4. Confirme a exclusão.


Excluir Empresa Individualmente


  1. Clique na aba Empresas, no menu principal do eContador Sollo.
  2. Realize o filtro.

  3. Descreva no campo de pesquisa uma informação referente à empresa.
  4. Clique em Excluir.

  5. Confirme a exclusão.