Lançar Devolução Venda

Confira neste artigo, como realizar a Devolução de Venda de uma compra realizada pelo seu cliente, no seu ERP For Me Movimento.


Através do documento de venda


  1. Acesse Movimento → Vendas;
  2. Clique em e selecione a opção Gerar Devolução;

    Dessa forma, o documento de devolução já virá com os dados (como cliente e itens) já preenchidos, conforme o documento de venda.

Através da Devolução

  1. Acesse Movimento → Devoluções;
  2. Clique em Novo
  3. Informe a Natureza de Operação e a série da NF-e;
  4. Adicione a Pessoa;
  5. Na aba Itens, adicione os itens que estão sendo devolvidos e suas quantidades;
  6. Na aba NF-e os campos de Data e Hora de saída já vem preenchidos, assim como o Indicador de Presença e o campo de Consumidor final. Você ainda pode adicionar o CPF/CNPJ para download do XML;
  7. Na aba Referência, referencie o documento de venda que está sendo devolvido;
  8. Na aba Endereço, verifique os dados do endereço do Cliente;
  9. Na aba Transporte, preencha com os dados de frete e volume, caso haja;
  10. Na aba Complemento, inclua uma observação caso necessário;
  11. Em seguida você pode Gravar (para que o estoque já seja ajustado), pode Gravar e Enviar (para que a nota seja enviada à SEFAZ) ou Gravar e Pré-visualizar o DANFE (para ter uma prévia das informações contidas na nota).

Ao selecionar a opção Gravar, você pode clicar nos "3 pontos" e enviar a nota para Sefaz ou pré-visualizar o DANFE também. Após a nota ser autorizada, você já consegue enviar por e-mail e imprimir o DANFE.
(Inclua as imagens do passo a passo descrito acima)




Pronto! Agora, você pode avançar para aprender sobre Emissão de notas! (seleção)

Próxima Etapa


(informação) Emissão de Notas


Jornada de Implantação


Lançar Notas_Jornada