Simples Doméstico - Tudo que você precisa saber sobre Doméstico.

 Autor do artigo: Gerson.sup.pack


Informações


O Simples Doméstico é o regime – instituído pela Lei Complementar 150/2015 – que unificou o pagamento dos tributos e dos encargos trabalhistas e previdenciários que deverão ser recolhidos pelos empregadores domésticos em função dos trabalhadores a eles vinculados. No Departamento Pessoal efetuamos do controle do cadastro até as integrações e geração da GUIA. Verifique nos próximos tópicos como efetuar o procedimento no Departamento Pessoal.

Cadastrando o Empregador Doméstico


  1. Acesse o WDP - entre em Empresa - Clique em Novo;
  2. Clique no código e encontre a Empresa criada no WPHD - Informe o CAEPF e o Tipo de CAEPF;
  3. Em seguida crie uma nova Data Inicial (Esta data é referente ao período que a contabilidade começou enviar as informações dessa empresa ou Início de envio para o eSocial);
  4. Selecione o porte da Empresa -  a informação da Lotação, será necessário criarmos especifico para o doméstico como iremos ver no tópico a seguir;
  5. Informe o FPAS - Terceiros, CNAE, RAT, FAP e a Classificação tributária 22 (Empregador doméstico);
  6. Informe o Código de Recolhimento da GPS como 1600 - Será habilitado o campo - clique e preencha o CPF e a senha do Gov.
  7. Verifique as demais abas, como a do eSocial, e as demais abas de configuração da empresa;

Criando Lotação


  1. Acesse WDP - aba Empresa - Lotação tributária;
  2. Selecione a Empresa - clique em Novo - preencha o nome da lotação;
  3. Preencha o Tipo de lotação como 24 referente ao Empregador doméstico - FPAS e Terceiros;
  4. Em seguida retorne a Empresa e vincule a lotação criada.



Integrando Rubricas


  1. Acesse o WDP - aba eSocial - Simples Doméstico - Rubricas;

  2. Em Rubricas, poderá conferir se as rubricas que o doméstico recebe em folha estão vinculadas corretamente:

    • Para vincular uma rubrica basta selecionar o código desejado e clicar em Editar;

    • Clique em Adicionar e selecione a rubrica usada na folha.

Efetuando Integrações


  1. Acesse aba eSocial - Simples Doméstico;
  2. Integrações - Deixe marcado Integração - Marque Dados do Empregador;
  3. Clique em Avançar - Selecione o Empregador doméstico - Poderá escolher entre o login através da conta do Gov ou por Certificado;
  4. Caso selecione conta do Gov clique em Login ou Certificado, selecione o certificado e clique em Login.
  5. Após a integração, faça da mesma forma a integração dos dados do funcionário;                                                     


Gerando Guia DAE


  1. Acesse aba eSocial - Simples Doméstico;
  2. Integrações - Deixe marcado Integração - Marque Guia DAE;
  3. Selecione a Referência - Selecione o diretório onde será salvo a guia.
  4. Clique em Avançar - Selecione o Empregador doméstico - Poderá escolher entre o login através da conta do Gov ou por Certificado;
  5. Caso selecione conta do Gov clique em Login ou Certificado, selecione o certificado e clique em Login;
  6. Após fazer o login basta avançar;
  7. Você poderá reemitir a Guia DAE marcando a opção Reemitir guia DAE.


Conferência DAE


  1. Acesse aba eSocial - Simples Doméstico;
  2. Integrações - marque Conferência DAE;
  3. Selecione o Tipo de Relatório - poderá escolher entre o relatório Completo ou Simplificado;
  4. Selecione a referência (Só será habilitado a opção conferência 2° parcela 13°, na referência 12);
  5. Clique em Avançar - selecione o empregador doméstico - clique em Concluir;
  6. Você também pode Imprimir ou utilizar a opção no "No Cliente" para poder enviar o relatório para o cliente.