SEFIP - Lançamento de Compensação para a GPS / SEFIP

Autor da dica: AnaMedeiros.sup.pack

O que é a Compensação?


A Compensação é a previsão legal que permite aos contribuintes deduzirem da GPS algumas verbas pagas ao funcionário que dá o direito a empresa a se compensar (Ex: Salário Família e Salário Maternidade) ou compensar valores que foram recolhidos indevidamente.

Ao efetuar o Lançamento da Compensação, o sistema ira deduzir na GPS da empresa o valor que foi lançado.




Como Lançar a Compensação


  1. Para efetuar o lançamento de compensação, acesse: Aba Guias - Complemento GFIP / GPS
  2. Selecione a "Empresa" na qual deseja lançar a Compensação e em seguida informe a "Referência" na qual a compensação será utilizada.
  3. Após informar a Referência, o sistema irá apresentar a seguinte mensagem: "Não existe movimento cadastrado no período. Deseja cadastrar novo?", clique em  "SIM".
  4. Em seguida será habilitado o quadro "Compensação Previdência Social", iremos lançar neste quadro o valor da compensação bem como o período no qual possui o direito a compensar

  5. Após efetuar esse lançamento clique em "Gravar"

Lembrando que esse período não é referente ao período da geração da Guia da GPS e sim o período no qual acumulou a compensação.

Conferindo o Valor Lançado


Para Conferir o valor lançado, deve ser emitido o Relatório da GPS, no qual irá demonstrar o valor compensado na Referência.

  1. Acesse a Aba guias - INSS /GPS.
  2. Informe a Referência na qual lançou a Compensação e marque a opção "GPS Conferência" - "Avançar".
  3. Selecione a empresa na qual estamos conferindo a compensação e clique em "Avançar".
  4. Para facilitar a conferência, deve ser usado o modelo  "GPSConf_Comp.rtm" no campo "Informe o Arquivo de Layout a ser Impresso" em seguida clique em Concluir.

    Note que no quadro "Deduções" do relatório da "Conferência da guia de GPS", o sistema irá demonstrar no campo "Outras Compensações" o valor lançado para a compensação.

Para que a compensação venha sair na SEFIP é necessário que seja efetuada a impressão da Guia da GPS no sistema do "Departamento Pessoal".
Mesmo se a empresa não possuir valores a recolher na Guia devido ao valor da compensação, será necessária a geração da Guia da GPS para que o sistema possa levar para a SEFIP a compensação informada.