Folha - Salário base não calculou em folha de pagamento


Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack e Gerson.sup.pack

Ajustando as configurações do evento


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Folha - Eventos(Rubricas) - Cadastro;
  2. Selecione o evento de Salário Base, que por padrão será o evento 001;

  3. Dê um duplo clique no evento;
  4. Marque a opção Mudar configurações do evento e avance;
  5. Informe no campo Pagamento a opção Aparece em folha;
  6. Desmarque a opção de Evento Vinculado caso esta esteja marcada;
  7. Clique em Concluir.


Configurando o cadastro do funcionário


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Funcionário - Funcionário;
  2. Informe a empresa o funcionário;
  3. Selecione o funcionário que não calculou salário base;
  4. Na aba Informações da Folha, verifique se consta o valor de salário correto no campo Salário-base;
  5. Verifique também se o campo Min. dia foi preenchido e está com a quantidade correta de minutos trabalhados por dia do funcionário;
  6. Salve as alterações clicando em Gravar.


Atenção

Verifique também se em Reduzir jornada, não está com um lançamento de 100%.

Conferindo a vinculação do evento


  1. Ainda no cadastro funcionário, clique em Eventos;
  2. Se o evento 001 estiver listado, abra este cadastro com um clique duplo;

  3. Verifique se o campo Folha tem fórmula informada;

    A fórmula padrão para este evento é SC * {PT - MEGB}, caso o campo Folha esteja em branco, poderá informar a fórmula padrão
  4. Grave o cadastro do evento.

Verificando os dias trabalhados do funcionário


  1. No cadastro do funcionário, clique em Afastamentos;
  2. Verifique se existe algum afastamento lançado para o período da folha;
  3. Após estes ajustes, reprocesse a folha de pagamento para verificar se foi gerado corretamente o valor de salário base dos funcionários. (sorriso)

Afastamentos como Benefício ou SAT, por exemplo, serão deduzidos do cálculo de dias trabalhados do funcionário. Se o funcionário estiver afastado durante todo o mês, não será calculado salário base para o funcionário no período.

Verificando o lançamento por funcionário


  1. No sistema Departamento Pessoal, acesse a aba Folha - Lançamento por Funcionário;
  2. Em seguida, selecione a empresa e o funcionário, o tipo de processamento e o período da folha que não está calculando o salário-base;
  3. Verifique se foi lançado o evento 001 com a opção Zerar marcada, caso sim, basta selecionar a opção Automatizar e Gravar;
  4. Após basta gerar a folha novamente e verificar se será calculado o salário.