Rescisão - Rescisão Complementar por tipo Stock Option

Artigo criado por Gerson.sup.pack

Para que serve a Natureza Tributária Stock Option


De acordo com o Manual de Orientação do eSocial, a Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial 1080 - Stock Option (Remuneração pelo exercício de opção de compra de ações da empresa) está vigente desde 2014 para envios de Rubricas para o eSocial dos valores que se referem a Rescisão Complementar referente ao pagamento de valores de de compra de ações da empresa. Estes valores poderão ou não ter incidência de INSS e FGTS. Assim que selecionado a Natureza da Rubrica 1080 - Stock Option, os campos de INSS e FGTS ficarão habilitados para a escolha caso queira inserir ou deixar sem incidência.





Como ajustar a rubrica para Natureza da Rubrica Stock Option


Para ajustar a Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse WDP - aba Folha - Eventos (Rubricas);
  2. Selecione Cadastro - busque pela rurbica que deseja alterar;
  3. Clique em Editar - Ir para edição clássica (manual);
  4. Na aba Configuração - sub-aba Natureza Tributária da Rubrica para o eSocial;
  5. Informe a Naureza 1080 - Stock Option e clique em Gravar;
  6. Aparecerá a tela de Alteração eSocial, informe a data e clique em Enviar.


Pronto, a rubrica está configurada de forma correta para o processamento da Rescisão Complementar.



Como processar uma Rescisão Complementar


  1. Acesse WDP - aba Rescisão - Cálculo da Rescisão;
  2. Marque a opção Processo de Rescisão Complementar para que o sistema processe o complemento de uma rescisão já realizada, ou seja, quando não há mais necessidade de anulá-la para adicionar uma nova informação;

    Com esta opção marcada, só é possível selecionar funcionários já rescindidos. O botão Convenções do Sindicato habilita uma tela para visualizar as convenções vinculadas ao colaborador.
  3. Informe a Empresa e Funcionário, e clique em Próximo;
  4. Marque as opções desejadas para o cálculo;
  5. Clique em Próximo para definir os parâmetros de cálculo de rescisão;
  6. Após informar todos os campos, clique em Próximo para ir a tela de Rescisão Processada;
  7. Clique em Gravar e será apresentada uma tela informando se o processo foi ou não concluído com sucesso.

Antes de marcar a opção Os Valores da Rescisão Complementar são referentes a dissídio, precisa gerar o dissídio pelo módulo. Para saber como gerar o dissídio, clique aqui (piscar o olho)