Onde verificar a memória de cálculo da rubrica.
Dica criada por Pamela.sup.pack com a colaboração de Thalia.sup.pack

Memória de Cálculo no Departamento Pessoal


 A memória de cálculo fica dentro do módulo Folha Dinâmica, na aba Folha, dentro do sistema Departamento Pessoal. Esta ferramenta serve para verificar algumas situações que envolvem o cálculo de uma rubrica, sendo essas as mais comuns:

  1. Verificar a fórmula de cálculo da rubrica;
  2. Verificar se a rubrica foi calculada pelo sistema, se foi lançada pelo movimento individual, se está vinculada em algum lugar;

Vamos ver com mais detalhes essas duas situações.





Verificando a fórmula de cálculo da rubrica.


Para visualizar a fórmula de cálculo da rubrica, dentro do Departamento Pessoal acesse:

  1. Aba Folha - Folha Dinâmica;
  2. Informe a empresa e selecione na lateral esquerda o funcionário que possui a rubrica a ser verificada;
  3. Clique em Memória de Cálculo e a tela ao lado será exibida;

No campo "Fórmula utilizada no momento do processamento" veremos a fórmula que está no cadastro da rubrica, ou seja, veremos apenas as variaveis que o sistema vai usar para chegar no valor final da rubrica.

  • Clicando na opção o sistema exibirá os nomes literias de cada uma delas. Por exemplo: SC (Salário Contratual Por minuto), PT (Minutos Trabalhados no período), MD (Minutos p/ Dia do funcionário). Desta forma é possivel entender o que cada variavel significa.

No quadro "Variáveis Calculadas", o sistema vai mostrar o que cada variável levou de valores naquela fórmula.

No quadro "Cálculo do evento", esses valores vão aparecer substituindo as variaveis utilizadas na fórmula.

No campo "Bases" (apenas quando a rubrica em questão for referente a INSS e IRRF), será possível visualizar as bases bruta e líquida, bem como as alíquotas utilizadas no cálculo.

No campo "Quantidade de dependentes IRRF" será exibida a quantidade de dependentes do funcionário em questão.

No campo "Incide" serão exibidos os impostos e encargos nos quais a rubrica incide.

No campo "Tipo Configuração" o sistema exibirá o tipo daquela rubrica, este tipo estará informado no cadastro da mesma.



Verificando se a rubrica foi calculada pelo sistema, lançada pelo movimento individual ou vinculada a algum lugar.


Para saber se a rubrica foi calculada pelo sistema, basta olhar o campo "Cálculo do evento", caso neste campo esteja informado a fórmula original da rubrica, quer dizer que ela foi lançada de forma manual e por isso não possui memória de cálculo.

Para saber se a rubrica foi lançada pelo movimento individual, basta observar o campo "Origem", este será exibido apenas se a rubrica realmente tiver sido lançada, e terá a descrição Movimento Individual. Logo ao lado será demonstrado o periodo em que foi lançada.

Para saber se a rubrica foi vinculada em algum lugar, basta olhar o campo "Local do cadastramento", os possiveís locais de vínculo são: cadastro padrão, funcionário, função, departamento, sindicato ou empresa.

Dica

A ordem que o sistema segue para decidir de qual local será lida a rubrica é a seguinte: Primeiro o cadastro do funcionário, caso não haja rubrica cadastrada neste local, ele passará para o cadastro da função, caso não haja rubrica cadastrada neste local, ele passará cadastro do departamento, caso não haja rubrica cadastrada neste local, ele passará cadastro do sindicado, caso não haja rubrica cadastrada neste local ele passará cadastro da empresa. Não havendo rubrica vinculada em nenhum desses locais, ele verificará o cadastro padrão da rubrica.