Informe de Rendimentos - Como levar os valores de plano de saúde para o quadro 7 do informe de rendimentos

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Informação


quadro 7 do Informe de Rendimentos é responsável por apresentar as informações complementares referentes as remunerações do funcionário.
Para que os valores de plano de  saúde sejam demonstrados corretamente basta que o plano esteja configurado corretamente e tenha sido descontado em folha.

  •  Quando o funcionário possui plano saúde em mais de uma operadora durante o ano base serão demonstrados os valores dos dois planos de saúde.

Como realizar a configuração do plano de saúde (DIRF)


Para realizar a configuração realize o procedimento abaixo:

  1. Acesse a aba "Obrigações acessórias";
  2. Selecione "Dirf - Plano de Saúde";
  3. Realize a movimentação dos valores do Plano de Saúde;
    * Para realizar a movimentação é preciso que esteja cadastra operadora, o plano e os funcionários estejam vinculados.
  4. Clique em "Atualizar valores" para que os valores sejam apurados.
    *Ao clicar em "Ajustar" o sistema irá abrir a tela para comparação dos valores.


O sistema irá realizar a comparação entre os valores descontados em folha e os valores que foram calculados pelo plano através do cadastro das faixas etárias. Caso tenha diferença deverá ser informado na coluna "DIRF - A LANÇAR" qual o valor  que deverá ser levado para a DIRF.
Além da possibilidade de lançamento manual, ao clicar na coluna: "DIRF - A LANÇAR"  o sistema demonstrará as opções "Calculado" onde será informado os valores com base na tabela de Faixas cadastrada no Plano de Saúde e descontado onde será utilizado os valores descontados no evento.

     

  •  Caso precise de maiores detalhes na configuração e movimentação do plano de saúde, clique aqui e confira nossa dica da Central de Aprendizagem.

      5. Após realizar a movimentação, gere o Informe de Rendimentos e verifique o campo 7.

Como vincular o evento no módulo 'Plano de Saúde' na aba funcionário


Para realizar a configuração realize o procedimento abaixo:

  1. Acesse a aba Funcionário > Plano de Saúde 
  2. Clique em NOVO para cadastrar a operadora do plano 
  3. Após clique em plano para cadastrar o nome e como será o desconto( valor fixo, participativo,mensal faixa etária) clicando em valores e faixa)
  4. Ao cadastrar a forma de desconto selecione o evento desejado para obter o desconto.
  5. Logo após clique em Beneficiário,selecione a empresa e clique em incluir Beneficiário.
  6. Selecione o funcionário,sócio ou autônomo e os dependentes marque o evento e clique em incluir beneficiários selecionados.

Como funciona a opção "Apurar valor do plano de saúde"


O quadro "Apurar valor do plano de saúde" é para definir de onde o sistema vai buscar os valores de plano de saúde.
Marcando a opção "Mensal (eSocial)", o sistema irá buscar do cadastro efetuado em "Funcionário > Plano de Saúde".
Marcando a opção "DIRF", o sistema irá buscar do cadastro efetuado em "Obrigações Acessórias > DIRF > Plano de Saúde".