Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Informação
O quadro 7 do Informe de Rendimentos é responsável por apresentar as informações complementares referentes as remunerações do funcionário.
Para que os valores de pensão sejam demonstrados corretamente basta que o evento de pensão e o cadastro do dependente estejam configurados corretamente. Dessa forma, os valores de Pensão descontados em folha serão considerados no Informe de Rendimentos.
Como realizar a configuração
Para realizar a configuração realize o procedimento abaixo:
- Acesse aba Folha - ícone Eventos (Rubrica) - Localize o evento e dê um duplo clique sobre ele - selecione Consultar evento; na aba "configurações" o mesmo deve estar com "Tipo configuração" Pensão.
Acesse aba Funcionário - ícone Funcionário - Localize o funcionário e clique no ícone de Dependentes - Selecione o dependente. O mesmo deve estar configurado da seguinte forma:
Na aba "Geral" deve estar com Relação (DIRF) igual a 5 (Pensão);
Na aba "Complementar" deve estar com a opção "Pensionista" marcada;
Na aba "Informações Pensionista" deve vincular o evento informando o percentual de rateio do evento destinado ao dependente.Realizar o desconto em folha.
- Após realizar o desconto em folha, gere o Informe de Rendimentos e verifique o campo 7.
O percentual a ser informado no campo " %Pensão " ao vincular o evento de pensão no cadastro do dependente não se refere ao percentual de desconto que o funcionário tem em folha, mas sim ao rateio do evento para o dependente.
Exemplo 1: Funcionário com desconto de 30% em folha para pensão em um mesmo evento possui um dependente. O campo deve ser preenchido com 100%, visto que todo o valor do evento é destinado para o dependente.
Exemplo 2: Funcionário com desconto de 30% em folha para pensão em um mesmo evento possui dois dependentes (15% para um e 15% para outro). O campo deve ser preenchido com 50% no cadastro de cada dependente, visto que metade do valor do evento é destinado para o dependente e a outra metade para o outro.