Folha - Tudo que você precisa saber sobre Rotinas Automáticas

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack | AnaRezende.sup.pack

1º Passo: Entendendo o que é a Rotina Automática


Já pensou poder agendar o processamento da sua folha de pagamento e o sistema realizar essa rotina de forma automática? Economizaria um tempão não é mesmo? Agora será possível realizar o agendamento do processamento de folha e adiantamento para um determinado dia e horário. A mecânica consiste em um controle de fila de execução, ou seja, de acordo com os parâmetros determinados para o agendamento, na data e hora especificada a rotina entrará na fila aguardando um computador disponível. A AVA fará esse controle e iniciará primeiro os agendamentos que estão em fila que tem a menor periodicidade, uma vez em execução a rotina acontecerá em segundo plano, não interferindo no uso de qualquer recurso do sistema. No rodapé do sistema Departamento Pessoal será exibido o status da rotina, e ao seu final a AVA avisará o término, e criará em Atividade recente o histórico do processamento, sendo detalhes e log do processo.


Caso exista folha processada no período, o sistema ignorará os funcionários já processados.


2º Passo: Como funciona a Rotina Automática 


O acesso será feito pela pela tela principal do WDP – Rotinas Automáticas.

Como será feita a inclusão de agendamento?


O cadastro é dividido em três telas, que conceitualmente visam atender três perguntas essenciais para execução das rotinas:

  • Qual tarefa deve ser executada?
  • Quando a rotina deve ser executada?
  • Quais os parâmetros para execução dessa rotina?

Caso um processo esteja sendo executado e o mesmo for interrompido por diversos  motivos como queda luz por exemplo, o processo fica pausado aguardando a que a instância que iniciou o mesmo retorne para que possa reprocessar esse processo que estava sendo executado.

3º Passo: Como configurar uma rotina automática


  1. Acesse o WDP - Rotinas automáticas - Novo
  2. Primeiro deve ser escolhido qual agendamento que deseja fazer:


    Nesta opção, você poderá agendar processamento de Folha, Adiantamento, Décimo Terceiro para funcionários e Folha de sócios e autônomos.

    Escolhendo esta opção, você poderá agendar o envio dos processamentos de folha, adiantamento e décimo terceiro de funcionários e folha de sócios e autônomos.

    Escolhendo esta opção, você poderá agendar o envio dos recibos de folha, adiantamento e décimo terceiro de funcionários e folha de sócios e autônomos.

    Caso selecione esta opção, fará a Integração do sistema Departamento Pessoal com o Contábil.
    A opção Na data tem execução única, todas as demais terão um ciclo de renovação automática.

Como agendar Cálculo de Folha


Como agendar:

Escolha Quando executar: Na data, Diariamente, Semanalmente, Mensalmente ou Anualmente.

Descrição: A descrição poderá ser alterada caso necessite. Por padrão virá o nome do agendamento que foi selecionado.


Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Tipo de Folha: Semanalista / Quinzenalista / Mensalista / Horista / Mensalista e Horista;

  2. Depois, escolha o Período para processamento: Anterior ou Atual;

  3. No tópico de Vale Transporte, caso necessite marque a opção: Utilizar dias úteis fixos para vale transporte.

Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e o/os funcionários que estarão no agendamento da folha;

  2. Clique em Gravar.

Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha de Adiantamento, aba Configurações:

  1. Selecione o Dia do pagamento.

Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e o/os funcionários que estarão no agendamento da folha;

  2. Clique em Gravar.

Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Tipo de processamento: 1ª parcela ou 2ª parcela;

  2. Selecione o Mês de processamento;
  3. Escolha a Data de pagamento;
  4. Caso seja necessário, selecione o dia para Antecipar data de pagamento.

Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e o/os funcionários que estarão no agendamento da folha;

  2. Clique em Gravar.

Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Categoria dos contribuintes: Sócios, Autônomos ou Sócios e Autônomos;

  2. Selecione o Período para processamento;
  3. Escolha o Movimento;

Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e o(s) contribuinte(s) que estarão no agendamento da folha;

  2. Clique em Gravar.





Como agendar Envio de Folha


Como agendar:

Escolha Quando executar: Na data, Diariamente, Semanalmente, Mensalmente ou Anualmente.

Descrição: A descrição poderá ser alterada caso necessite. Por padrão virá o nome do agendamento que foi selecionado.


Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Tipo de Folha: Semanalista / Quinzenalista / Mensalista / Horista / Mensalista e Horista;
  2. Selecione o Período para impressão: Anterior ou Atual;
  3. Escolha a Ordenação de funcionário, Numérica ou Alfabética e a Quebra, Contínua ou Por Departamento;
  4. Selecione o Arquivo de Leiaute que desejar;
  5. Em Opções de envio, teremos 3 opções:
    - Enviar para a empresa: Agendará o envio das folhas para o e-mail da empresa ou caso tenha integração com eContador, o sistema enviará para o site;
    - Enviar para outros: Para essa opção, preencha para qual e-mail específico o sistema enviará as Folhas;
    - Salvar em disco: Selecionando essa opção, indique o local desejado na sua máquina, para que o sistema agende para a data e o local correto o envio para a pasta selecionada.


Você também poderá selecionar todas as opções acima de Enviar para a empresa, Enviar para outros e Salvar em disco que o sistema irá controlar e enviar na data desejada.


Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e os funcionários que estarão no agendamento do envio da folha ou do adiantamento;

  2. Clique em Gravar.


Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Tipo de Processamento: 1ª parcela ou 2ª parcela;
  2. Selecione o Período para impressão: Selecione o mês;
  3. Escolha a Ordenação de funcionário, Numérica ou Alfabética e a Quebra, Contínua ou Por Departamento;
  4. Selecione o Arquivo de Leiaute que desejar;
  5. Em Opções de envio, teremos 3 opções:
    - Enviar para a empresa: Agendará o envio das folhas para o e-mail da empresa ou caso tenha integração com eContador, o sistema enviará para o site;
    - Enviar para outros: Para essa opção, preencha para qual e-mail específico o sistema enviará as Folhas de décimo terceiro;
    - Salvar em disco: Selecionando essa opção, indique o local desejado na sua máquina, para que o sistema agende para a data e o local correto o envio para a pasta selecionada.


Você também poderá selecionar todas as opções acima de Enviar para a empresa, Enviar para outros e Salvar em disco que o sistema irá controlar e enviar na data desejada.


Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e os funcionários que estarão no agendamento do envio da folha de décimo terceiro;

  2. Clique em Gravar.


Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Categoria dos contribuintes: Sócios, Autônomos ou Sócios e Autônomos;

  2. Selecione o Período para processamento;
  3. Selecione o Arquivo de Leiaute que desejar;
  4. Em Opções de envio, teremos 3 opções:
    - Enviar para a empresa: Agendará o envio das folhas para o e-mail da empresa ou caso tenha integração com eContador, o sistema enviará para o site;
    - Enviar para outros: Para essa opção, preencha para qual e-mail específico o sistema enviará as Folhas;
    - Salvar em disco: Selecionando essa opção, indique o local desejado na sua máquina, para que o sistema agende para a data e o local correto o envio para a pasta selecionada.


Você também poderá selecionar todas as opções acima de Enviar para a empresa, Enviar para outros e Salvar em disco que o sistema irá controlar e enviar na data desejada.


Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e os funcionários que estarão no agendamento do envio da folha dos sócios e autônomos;

  2. Clique em Gravar.


Como agendar Envio de Recibo


Como agendar:

Escolha Quando executar: Na data, Diariamente, Semanalmente, Mensalmente ou Anualmente.

Descrição: A descrição poderá ser alterada caso necessite. Por padrão virá o nome do agendamento que foi selecionado.


Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Tipo de Folha: Semanalista / Quinzenalista / Mensalista / Horista / Mensalista e Horista;
  2. Escolha a quantidade dos Eventos para impressão;
  3. Escolha a Ordenação de funcionário, Numérica ou Alfabética e a Quebra, Contínua ou Por Departamento;
  4. Selecione o Arquivo de Leiaute que desejar;
  5. Em Opções de envio, teremos 4 opções:
    - Enviar para a empresa: Agendará o envio das folhas para o e-mail da empresa ou caso tenha integração com eContador, o sistema enviará para o site;
    - Enviar para o e-mail do funcionário: Enviará para o e-mail cadastrado no cadastro do funcionário selecionado;
    - Enviar para outros: Para essa opção, preencha para qual e-mail específico o sistema enviará as Folhas;
    - Salvar em disco: Selecionando essa opção, indique o local desejado na sua máquina, para que o sistema agende para a data e o local correto o envio para a pasta selecionada.


Você também poderá selecionar todas as opções acima de Enviar para a empresa, Enviar para o e-mail do funcionário, Enviar para outros e Salvar em disco que o sistema irá controlar e enviar na data desejada.


Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e os funcionários que estarão no agendamento do envio do recibo da folha ou do adiantamento;

  2. Clique em Gravar.


Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Tipo de Processamento: 1ª parcela ou 2ª parcela;
  2. Selecione o Período para impressão: Selecione o mês;
  3. Escolha a quantidade dos Eventos para impressão;
  4. Escolha a Ordenação de funcionário, Numérica ou Alfabética e a Quebra, Contínua ou Por Departamento;
  5. Selecione o Arquivo de Leiaute que desejar;
  6. Em Opções de envio, teremos 4 opções:
    - Enviar para a empresa: Agendará o envio das folhas para o e-mail da empresa ou caso tenha integração com eContador, o sistema enviará para o site;
    - Enviar para o e-mail do funcionário: Enviará para o e-mail cadastrado no cadastro do funcionário selecionado;
    - Enviar para outros: Para essa opção, preencha para qual e-mail específico o sistema enviará as Folhas de décimo terceiro;
    - Salvar em disco: Selecionando essa opção, indique o local desejado na sua máquina, para que o sistema agende para a data e o local correto o envio para a pasta selecionada.


Você também poderá selecionar todas as opções acima de Enviar para a empresa, Enviar para o e-mail do funcionário, Enviar para outros e Salvar em disco que o sistema irá controlar e enviar na data desejada.


Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e os funcionários que estarão no agendamento do envio da folha de décimo terceiro;

  2. Clique em Gravar.


Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Selecione o Categoria dos contribuintes: Sócios, Autônomos ou Sócios e Autônomos;

  2. Selecione o Período para processamento;
  3. Selecione o Arquivo de Leiaute que desejar;
  4. Em Opções de envio, teremos 4 opções:
    - Enviar para a empresa: Agendará o envio das folhas para o e-mail da empresa ou caso tenha integração com eContador, o sistema enviará para o site;
    - Enviar para o e-mail do contribuinte: Enviará para o e-mail cadastrado no cadastro do contribuinte selecionado;
    - Enviar para outros: Para essa opção, preencha para qual e-mail específico o sistema enviará as Folhas;
    - Salvar em disco: Selecionando essa opção, indique o local desejado na sua máquina, para que o sistema agende para a data e o local correto o envio para a pasta selecionada.


Você também poderá selecionar todas as opções acima de Enviar para a empresa, Enviar para o e-mail do contribuinte, Enviar para outros e Salvar em disco que o sistema irá controlar e enviar na data desejada.


Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e os funcionários que estarão no agendamento do envio do recibo da folha ou do adiantamento;

  2. Clique em Gravar.


Como agendar Integração Contábil


Como agendar:

Escolha Quando executar: Na data, Semanalmente ou Mensalmente.

Descrição: A descrição poderá ser alterada caso necessite. Por padrão virá o nome do agendamento que foi selecionado.

Escolha os parâmetros para execução da rotina de Folha, aba Configurações:

  1. Escolha as opções desejadas referentes as informações de integração de acordo com a empresa que será integrada;
  2. Selecione as Opções conforme a empresa que estará agendanda na integração;

  3. Na aba Exportação Padrão, caso selecione a opção Salvar relatório de exportação:

    1. Selecione a ordenação que terá o relatório;
    2. Escolha o modelo de leiaute;
    3. - Enviar para a empresa: Enviará para o e-mail cadastrado no cadastro da empresa selecionada;
      - Enviar para outros: Para essa opção, preencha para qual e-mail específico o sistema enviará o relatório da integração;
      - Salvar em disco: Selecionando essa opção, indique o local desejado na sua máquina, para que o sistema agende para a data e o local correto o envio para a pasta selecionada.

  4. Em Exportação Padrão, caso seja integrado com outros sistemas, selecione o Diretório do arquivo;
  5. Ainda em Exportação Padrão, na sub-aba Lote Contábil, caso seja gerado em lote, selecione a melhor opção;
  6. Selecione em Lançamentos, caso seja necessário, as opções Liberar Lançamentos e/ou Aglutinar lançamentos;

Agora, na aba Empresas:

  1. Selecione a empresa e os departamentos que estarão no agendamento da integração contábil;

  2. Clique em Gravar.