Folha - Como ajustar cálculo indevido de insuficiência de saldo

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

O que é insuficiência de calculo?


Ao gerar a folha de pagamento, adiantamento salarial, férias, ou qualquer outro processo no sistema Departamento Pessoal a remuneração do funcionário necessariamente precisa ser positiva (adicionais com valores maiores que os valores dos descontos), de acordo com a OJ-SDC-18 e o artigo 462 da CLT.

Quando os descontos ultrapassam os valores dos adicionais no processo para o funcionário, é calculada também a rubrica 998 - insuficiência de saldo (adicional) para que o processo não fique negativo indevidamente, com isso no mês seguinte é calculada a rubrica 609 - insuficiência de saldo (desconto) para debitar os valores que foram acrescentados no processo anterior descontando de forma correta o restante dos valores devidos do mês anterior.


Como efetuar o ajuste caso a rubrica seja calculada indevidamente


Se após a conferência do processo os adicionais estiverem com valores maiores que os descontos, provavelmente as rubricas 998 - insuficiência de saldo (adicional) e 609 - insuficiência de saldo (desconto) estão fora do padrão, visto que as mesmas são calculadas automaticamente pelo sistema. Para realizar o ajuste é simples, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse a aba Folha - ícone Eventos (Rubricas) - opção Cadastro;
  2. Localize a rubrica 998 e verifique se está está com status Padrão;
    • Conforme imagem ao lado.
  3. Caso não esteja, clique sobre o ícone Voltar Fórmula;
  4. Informe a rubrica 998 e após clique em Voltar, faça o mesmo processo com a rubrica 609.
  5. Após reprocesse a folha e confirme se a rubrica deixará de ser calculada.