Eventos - Criar Evento de Hora Extra

Saiba como criar um Evento de Hora Extra Através do Wizard de Eventos.

Autor do artigo: AnaRezende.sup.pack

Como criar um evento de Hora Extra sobre o Salário Base - Wizard de Eventos


  1. Acesse WDP - aba Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro;
  2. Na Tela Cadastro de Eventos clique em Novo;
  3. Na tela seguinte marque a opção: Cadastrar e configurar evento novo e clique em Avançar;
  4. Na tela Tipo marque a opção: Adicional - Avançar;
  5. Na tela Adicional marque a opção Hora Extra - Avançar;
  6. No campo Percentual informe qual será o percentual a ser utilizado no Cálculo da Hora Extra;

  7. Em seguida ajuste o campo Nome para o campo desejado, se necessário;
  8. Caso o evento que está sendo criando tenha que ser considerado para o cálculo do Repouso Remunerado, marque a opção: Considera no cálculo do Repouso Remunerado? e informe o código de seu evento de Repouso e em seguida clique em Avançar;

    O evento Padrão de Repouso Remunerado do sistema é o 420, caso tenha outro evento de Repouso basta selecionar o mesmo.

  9. A tela Médias é responsável pela configuração das médias para o cálculo de Férias, Décimo Terceiro e Rescisão;

    Caso o evento que esteja cadastrando não entre para o cálculo destes processos basta desmarcar o  ao lado de cada processo.

  10. Se o cálculo de média de seu evento for diferenciado, ou seja, com base em alguma orientação do sindicato, marque a opção Sindicato e informar a quantidade de meses a ser considerada para o cálculo da média e qual parâmetro a ser utilizado;

  11. Clique em Concluir para que o sistema efetue a criação de seu evento.

Como Criar um Evento de Hora Extra sobre o Salário + Adicionais


Caso o cálculo de seu evento seja com base em Salário + Adicionais (Exemplo: Salário + Comissão) na tela cadastro Hora Extra será necessário parametrizar os eventos que serão calculados na base, para siga o passo a passo acima para acessar o módulo do Wizard.

  1. No campo Percentual informe qual será o percentual a ser utilizado no calculo da Hora Extra sobre Adicionais;

  2. No quadro: Folha de Pagamento - Eventos para base de cálculo clique no ícone: Adicionar;

  3. Selecione quais eventos devem compor a base do evento de Hora Extra;

  4. Caso o evento que está sendo criando tenha que ser considerado para o cálculo do Repouso Remunerado, marque a opção: Considera no cálculo do Repouso Remunerado? e informe o código de seu evento de Repouso e em seguida clique em Avançar;

    O evento Padrão de Repouso Remunerado do sistema é o 420, caso tenha outro evento de Repouso basta selecionar o mesmo.

  5. A tela Médias é responsável pela configuração das médias para o cálculo de Férias, Décimo Terceiro e Rescisão;

    Caso o evento que esteja cadastrando não entre para o cálculo destes processos basta desmarcar o  ao lado de cada processo.

  6. Se o cálculo de média de seu evento for diferenciado, ou seja, com base em alguma orientação do sindicato, basta marcar a opção Sindicato e informar a quantidade de meses a ser considerada para o cálculo da média e qual parâmetro a ser utilizado;
  7. Após efetuar as parametrizações, clique em Concluir para que o sistema efetue a criação de seu evento.

Faça o Lançamento do evento em Lançamento por funcionário e processe a folha.