Autor do artigo: AnaRezende.sup.pack
Evento (Rubrica) de desconto de Ticket Vale Refeição ou Vale Alimentação
Muitas empresas oferecem o benefício de Vale Refeição ou Vale Alimentação, sendo que existem os casos que há um desconto simbólico ou participativo em processos para estes funcionários, mas para que seja feito o devido cálculo deste evento (rubrica) nos processos dos funcionários, você pode ter dois modelos diferentes de cálculos e, nesta dica, iremos te apresentar como fazer o cadastro destes eventos para efetuar os cálculos para esses funcionários.
Como criar um evento com valor fixo
Caso o evento de desconto seja um valor fixo, ou seja, em todas as referências serão calculados os mesmos valores, siga este passo a passo:
Acesse o sistema DP - aba Folha - ícone Eventos (Rubricas) - Cadastro;
Clique no ícone Novo, depois em Cadastrar e configurar evento novo, clique em avançar;
Marque a opção Desconto e clique em avançar;
Marque a opção Valor Fixo e clique em avançar;
No campo Valor informe qual será o valor a ser considerado;
No campo Nome informe o nome que deseja para o Evento;
No campo Beneficiados deverá informar os Beneficiados pelo cálculo do evento;
Beneficiados Empresa Marque a opção Empresa para selecionar qual empresa receberá o cálculo do evento, desta forma todos os funcionários desta empresa serão beneficiados com o cálculo desta verba. Departamento Marque a opção Departamento para selecionar qual Empresa e Departamento que receberá o cálculo do evento, desta forma todos os funcionários deste Departamento serão beneficiados com o cálculo desta verba. Função Marque a opção Função para selecionar qual função que receberá o cálculo do evento, desta forma todos os funcionários alocados nesta função independente de sua empresa serão beneficiados com o cálculo desta verba. Sindicatos Marque a opção Sindicato para selecionar qual Sindicato que receberá o cálculo do evento, desta forma todos os funcionários alocados neste sindicato independente de sua empresa serão beneficiados com o cálculo desta verba. Funcionários Marque a opção Funcionários para selecionar a empresa e quais funcionários receberão o cálculo do evento, desta forma o evento só será calculado para os funcionário selecionados. A tela Médias é responsável pela configuração das médias para o cálculo de Férias, Décimo Terceiro e Rescisão;
A tela Médias é responsável pela configuração das médias para o cálculo de Férias, Décimo Terceiro e Rescisão.
Caso o evento que esteja cadastrando não entre para o cálculo destes processos, basta desmarcar o ao lado de cada processo.
Se o cálculo de média de seu evento for diferenciado, ou seja, com base em alguma orientação do sindicato, basta marcar a opção Sindicato e informar a quantidade de meses a ser considerada para o cálculo da média e qual parâmetro a ser utilizado.- Por fim clique em Concluir para que o sistema efetue a criação de seu evento.
Como criar um evento para ser lançado em Lançamento por Funcionário
Caso o evento de desconto seja um valor esporádico, ou seja, em cada referência serão calculados valores diferentes, siga este passo a passo:
- Para criar um evento para lançamento de valores acesse: aba Folha - Eventos (Rubricas);
- Na Tela Cadastro de Eventos clique em Novo;
- Marque a opção: Cadastrar e configurar evento novo;
- Na tela Tipo marque a opção: Desconto;
- Na tela Desconto marque a opção Valor Esporádico;
No campo Nome informe o nome desejado para o Evento;
- Clique em Concluir para que o sistema crie o evento.