eSocial - Tudo que você precisa saber sobre CAT e SST no Departamento Pessoal e eSocial.

Acessando o CAT


Neste passo será possível verificar como lançar os dados do CAT.

  1. Acesse o sistema DP > aba Funcionário
  2. Clique no "Módulo SST" em seguida clique em "CAT"
  3. Neste passo você irá selecionar a empresa e o funcionário no qual irá lançar o CAT.
  4. Clique em "Novo" na parte superior para inserir os dados.

Informações cadastrais do CAT


Os dados cadastrais do CAT é de preenchimento obrigatório visto que as informações serão geradas para o eSocial

Insira o "Numero" do CAT e caso deseje insira uma Observação sobre o CAT

Informações do CAT


Você poderá escolher entre Inicial, Reabertura e Comunicação de Óbito.

Selecionando o CAT inicial: só irá habilitar para preenchimento algumas informações como a Data do acidente o tipo do acidente, Iniciativa  e situação geradora.

Selecionando Reabertura: irá habilitar o campo "Buscar N° do CAT de origem" onde poderá buscar pelo CAT Inicial, e a data do CAT de origem alem das outras opções do CAT inicial

Comunicação de óbito: Será habilitado além das outras opções o campo "Data do óbito" e automaticamente irá habilitar a Opção "Houve Óbito"

Poderá selecionar também marcar teve CAT parcial e se Comunicou a policia.

Local do acidente.


Neste tópico você irá selecionar o Tipo do local do acidente e especificar qual foi o Local Ex: Via publica, Especificação: Na rua 7.

Em seguida informe os dados do endereço de onde ocorreu o acidente.

Detalhamento do acidente. 


No detalhamento será onde você irá informar com mais precisão os danos sofridos no acidente.

Partes atingidas : Clicando no  Poderá selecionar qual Parte do Corpo foi atingida e sua Lateralidade se foi a esquerda ou a direita ou nas duas.

Agentes causadores: Clicando no Poderá selecionar qual foi agente causador da Parte atingida, se foi algum Metal, Ruído, Energia e Etc...

 Verifique se a opção Enviar alteração pro eSocial está marcada, em seguida clique em Gravar.

Quais as tabelas criadas para prestação de informações de SST no eSocial?


Conforme a orientação da simplificação do eSocial, serão agregadas 3 tabelas específicas para fornecimento de dados sobre saúde e segurança no trabalho . Veremos quais são elas a seguir!

  • S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho – Fatores de Risco - Destina-se a relacionar o trabalhador com cada ambiente que apresenta algum fator de risco. Devem ser descritos quais os riscos existentes, os EPIs utilizados e os mecanismos de mitigação de acidentes.

  • S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador - Serve como bússola para esclarecer as condições clinicas do trabalhador durante todo o contrato de emprego. Deve trazer informações relevantes sobre atestados de saúde ocupacionais e exames complementares. O envio deve ser feito até dia 7 do mês posterior ao exame ou emissão do atestado.

  • S-2210 – Comunicação de Acidentes de Trabalho - Objetiva comunicar acidentes de trabalho, doenças ocupacionais ou falecimento do empregado. Deve ser remetida até o 1º dia útil do fato gerador, exceto no caso de morte, em que a remessa deve ser feita imediatamente

Para quem faz integração com o Peoplenet


O Peoplenet é um software de saúde ocupacional, segurança do trabalho, qualidade de vida e eSocial

Para você que utiliza a integração com Peoplenet, basta fazer as configurações de integração no Peoplenet, fazer o preenchimento das informações e, ao finalizar clicar em gerar o xml para o eSocial e o sistema fará a integração e gerará o arquivo desejado. Para os clientes que tem integração toda a movimentação será feita através do Peoplenet, o sistema irá bloquear as ações através do Departamento pessoal.

Se quiser saber mais sobre esse software de saúde ocupacional, Clique Aqui!