eSocial - Os valores de PIS/PASEP são gerados na DCTFWeb?

Autor do artigo: Gerson.sup.pack 

PIS x DCTFWeb


Conforme a INSTRUÇÃO NORMATIVA RFB Nº 2162, DE 04 DE OUTUBRO DE 2023

A partir do Período de Apuração (PA) janeiro de 2024, passarão a ser declarados em DCTFWeb, os valores de PIS/Pasep apurados sobre a folha de pagamento e escriturados no eSocial. 

A primeira DCTFWeb, para os fatos geradores referentes ao período de apuração janeiro de 2024, que deve ser transmitida até o dia 15 de fevereiro;

Os valores anteriores a janeiro de 2024, serão feitos através do módulo DARF/PIS no sistema. Para saber sobre como gerar e baixar através do sistema clique aqui 




Como esses valores são considerados na DCTF ?


Será preciso focar sempre no período de Apuração.

Vamos ver alguns exemplos:

  • Apuração de Janeiro em diante: A partir da apuração de Janeiro deve ser transmitido até o dia 15 de fevereiro com vencimento da guia dia 20 de Fevereiro.

  • A apuração de Dezembro: A guia vence 19/01 e ela será a última gerada pelo módulo da DARF/PIS. 

Como o sistema informa ao eSocial?


Atualmente o sistema informa que a empresa tem a tributação sobre o PIS através do S-1000, nosso sistema cria dentro do XML a tag indTribFolhaPisCofins, que quando marcada a opção "Tributação de PIS sobre a folha de pagamento" no cadastro da empresa a tag será preenchida com [S].
O preenchimento do campo {indTribFolhaPisCofins} com [S] só irá gerar efeitos após a adaptação da DCTFWeb para a inclusão do valor do PIS/Pasep sobre a folha de pagamento em DARF.  


Você pode verificar se a empresa foi enviada para o eSocial com a informação incorreta, procurando o S-1000 da empresa na central do eSocial - Andamento dos envios - clicando em Detalhes. Caso tenha sido enviado indevidamente siga os passos abaixo.

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Como ajustar caso tenha sido enviado indevidamente.


  1. Acesse WDP - aba Empresa - Empresa;
  2. Selecione a empresa - Clique em Editar:
  3. No campo data inicial - Clique em para criar uma nova referência em 01/2024;
  4. Clique em Sim para copiar as informações anteriores;
  5. Acesse a aba Configurações - verifique se a opção Tributação de PIS sobre a folha de pagamento está desmarcada;
  6. Caso esteja desmarcada - clique em Gravar - será apresentado uma tela questionando "Alterar conteúdo atual" ou "A partir de";
  7. Selecione Alterar conteúdo atual - clique em Enviar;
  8. Localize o evento S-1000 acessando a Central do eSocial - Andamento dos envios - Selecione a Empresa - e Retire a data do filtro (Para que seja filtrado todos os eventos enviados) - clique em Filtrar e em , Troque para e encontre o S-1000;
  9. Após encontrar o evento clique em Detalhes - Irá abrir uma tela de Arquivo com toda estrutura do XML - Verifique se a Tag indTribFolhaPisCofins foi removida do xml pesquisando por ela no campo de pesquisa.

É de grande importância que seja verificado se realmente a tag não foi criada, pois essa informação precisa ser atualizada no eSocial, para que não seja mais considerado o recolhimento do PIS.

      10. Em seguida acesse Central do eSocial - aba eSocial - Demais eventos - Selecione S-1298 Reabertura de Período;     
      11. Selecione a empresa e o período e clique em Gerar;
      12. Aguarde Retornar como Reaberto - Em seguida acesse a aba Remunerações e Pagamentos;
      13. E envie o Fechamento - aguarde retornar como Fechado.


Atenção!

Para que seja considerado e não leve mais os valores de PIS para o eSocial, é extremamente necessário que após realizar o passo a passo as informações estejam atualizadas no eSocial.