eSocial - O que é o status Divergência FGTS e como realizar a conferência de valores.


Autor do artigo: Mariana.sup.pack

O que é o status: "Divergência FGTS"


O sistema retornará o status: "Divergência FGTS" quando os valores calculados de FGTS do Contribuinte no sistema não coincidirem com os valores de FGTS que foram apurados no eSocial.

A mensagem "O valor do FGTS calculado pelo sistema está diferente do calculado pelo eSocial. " é apresentada quando clicamos em Detalhes no evento com status Divergência FGTS.

 

Somente a categoria 721 tem direito ao recolhimento de FGTS. As categorias que NÃO possuem recolhimento são: 901, 701, 711 e 712 para autônomos.


Como verificar se a diferença está no sistema.


Caso o Valor pelo sistema esteja incorreto é possível verificar a memória de cálculo pelo caminho a seguir: 

  1. Na aba Contribuinte, clique no ícone Consulta de Valores;
  2. Selecione a Empresa, Período e Contribuintes;
  3. Nesta tela o sistema irá trazer o cálculo do FGTS e sua Base.


Atenção

Sempre faça o cálculo de FGTS antes para verificar se o valor correto é o do sistema ou o do eSocial.


Como verificar a rubrica enviada ao site do eSocial



  1. Acesse a aba Central eSocial - Andamento dos Envios;
  2. Na sub aba Aceitos pelo eSocial localize o evento S-1010 da rubrica com diferença e clique em "Detalhes";
  3. Será exibido o arquivo enviado onde deverá ser conferida a tag "codIncFGTS".


Dica

Caso o evento tenha incidência a tag "codIncFGTS" deve estar com 11 para mensal e 12 para 13°. Caso não haja incidência a tag deve conter 00.



Como verificar e ajustar a incidência no sistema. 


  1. Acesse aba Contribuintes ícone Eventos (rubricas)  selecione a rubrica, em seguida clique em "Editar";
  2. Na aba Esocial verifique se está marcado "Enviar evento para o eSocial", se tem "natureza tributária" informada, e se as incidências da rubrica estão corretas;
  3. Informe/Ajuste as configurações e incidências, clique em Gravar;
  4.  Na tela "Alteração eSocial" clique em “Criar novo evento a partir de” e informe o mês que está corrigindo a divergência;
  5. Será gerado na aba eSocial o S-1010 de ajuste dessa rubrica, aguarde o mesmo ser processado;
  6. Após o ajuste faça a exclusão dos eventos S-1210 e S-2399 que apresentaram erro anteriormente e envie novamente.