eSocial - No meu fechamento foi criado um S-1280 que não deveria ser enviado. Como ajustar?

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre a situação


Quando é enviado o fechamento do período (S-1299), o sistema também faz o envio automático do registro S-1280 - (Informações Complementares aos Eventos Periódicos) para empresas que se enquadrem em atividades desoneradas. Caso tenha sido informada uma desoneração indevidamente, esse registro não deverá ser enviado.

Vale ressaltar que a classificação tributária também é responsável por enviar as informações ao eSocial, informando se a empresa é desonerada ou não, desta forma é de extrema importância que a classificação tributária da empresa esteja correta.

Nos casos das empresas do Simples nacional:

Código

Descrição

01Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída: Empresa optante pelo Simples Nacional que não tem o recolhimento da parte patronal (empresas do anexo I, II, III, ou V);
02Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária não substituída: Empresa optante pelo Simples Nacional que tem o recolhimento da parte patronal (empresas do anexo IV);
03Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação previdenciária substituída e não substituída: Empresa optante pelo Simples Nacional que exerce atividade concomitantemente do anexo I, II, III, ou V com do anexo IV. (também calcula a parte patronal de 20%)

Apenas o código 01 é referente a empresas do simples sem desoneração, o código 02 a empresa tem desoneração e o código 03 a empresa pode ou não ter sua receita desonerada parcialmente, desta forma caso tenha receita desonerada será criado o S-1280 após o envio do fechamento do período.

Como corrigir caso o S-1280 esteja sendo demostrado como processado


  1. Acesse a aba "eSocial" - ícone "Demais eventos";
  2. Selecione o registro "S-1298", inclua a empresa e período XXX 
  3. Aguarde até o período constar como "Reaberto" (com o S-1298 processado);
  4. Após isso acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  5. Localize o registro S-1280, clique em "Detalhes" - "Excluir";
  6. Aguarde até o registro ser excluído (com o S-3000 processado);
  7. Acesse o cadastro da empresa em "Empresa" -  aba "Geral";
  8. Remova a informação indevida de desoneração no cadastro da empresa;
  9. Após isso acesse a "Central eSocial" - "Remunerações e pagamentos";
  10. Clique em 'Enviar Fechamento'.

Como corrigir caso o S-1280 esteja sendo demostrado com erro


  1. Acesse a aba "eSocial" - ícone "Demais eventos";
  2. Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  3. Localize o registro S-1280, clique em "Detalhes" - "Excluir";
  4. Após isso acesse o cadastro da empresa em "Empresa" -  aba "Geral";
  5. Remova a informação indevida de desoneração no cadastro da empresa;
  6. Após isso acesse a "Central eSocial" - "Remunerações e pagamentos";
  7. Clique em 'Enviar Fechamento'.