eSocial - Fechamento sem movimento não gerado devido a um ou mais eventos processados no período

Autor do Artigo: Gerson.sup.pack em colaboração da LeticiaReis.sup.pack

Quando ocorre


Este erro ocorre quando existe algum evento gerado na central do eSocial como uma demissão (S-2299), folha (S-1200) ou até mesmo o pagamento (S-1210) de algum processo.


Importante

De acordo com o Manual V S-1.2 - Beta (Publicada em 26/07/2023) pag 37, A situação “sem movimento” para o declarante só ocorre quando não há informação a ser enviada, para o grupo de eventos periódicos, em relação a todos os estabelecimentos, obras ou unidades do declarante. Neste caso, o declarante, exceto o MEI, envia o evento S-1299 como “sem movimento” na primeira competência do ano em que esta situação ocorrer. Caso esta situação ocorra antes do início da obrigatoriedade do envio da DCTFWeb, o declarante deve enviar o S-1299 como “sem movimento” na competência do início dessa obrigatoriedade.

Como verificar


  1. Para verificar basta acessar a Central do eSocial;
  2. Acesse o campo Remunerações e Pagamentos;
  3. Verifique se possui eventos Processado ou Aguardando envio, caso tiver não será possível enviar o fechamento sem movimento, neste caso o fechamento é normal mensal.Clique aqui para saber como enviar o fechamento mensal;

Importante

Mesmo que exista somente S-1210 ou S-2299 no período, o envio do fechamento será mensal com movimento.