eSocial - Evento S-1200 processado com divergência porque os valores de férias não foram levados no XML

Autor do artigo: MatheusMota.sup.pack

Quando ocorre este retorno


Quando o evento S-1200 (Remuneração) retorna com o status de "Processado com divergência" significa que o foi recepcionado pelo site, porém os valores recalculados pelo site e os valores calculados pelo sistema estão com divergência, o que pode ocasionar diferença de valores entre a DCTFWEB e o sistema.

Existem casos em que isso pode ocorrer porque os valores processados nas Férias do Funcionário não constam na estrutura do XML do evento S-1200. 

Como conferir


Você pode conferir se os valores de Férias estão sendo levados no evento S-1200 da seguinte forma: 

  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal (WDP) Central eSocial Remunerações e pagamentos;
  2. Identifique o S-1200 que consta com o status de "Processado com Divergência" e o selecione;

    Já será possível nesta etapa conferir se o processo de Férias consta no evento, isso porque o sistema já apresenta na coluna quais processos foram levados para o S-1200. Mas pode prosseguir caso queira fazer uma verificação mais detalhada.
  3. Clique em "Ver valores", assim será aberta a tela de conferência, similar a da Folha Dinâmica, mas nesta há do lado direito a estrutura do arquivo XML do S-1200;

  4. Agora você já pode conferir as rubricas que foram calculadas no processo de Férias para a referência com o que consta na coluna de "Prévia do que será gerado", deste modo, procure por "itensRemun" e "codRubri" para comparar se os mesmos constam no arquivo. 

Como corrigir e enviar os valores de férias 


O sistema gera essas linhas no arquivo no momento do cálculo do processo, seja ele de férias, folha, décimo terceiro, rescisão ou os demais possíveis, deste modo, para que o sistema crie essas linhas no evento S-1200, será necessário anular as férias deste funcionário e reprocessar para que o sistema gere de forma adequada as 'tags' no arquivo do evento. 

Lembrando que para o correto cálculo de INSS, os demais processos na referência devem ser anulados e reprocessados na ordem para o devido cálculo dos valores de desconto de INSS em cada processo.