eSocial - Erro no evento S-3000 - 188 - Afastamento - xxxxxxxxxxxx Para que haja um Retorno do Afastamento é necessário que o trabalhador esteja afastado.

Ação: - Verificar se o afastamento foi cadastrado. - Verificar a data de retorno do afastamento. A data de retorno do afastamento deve ser, sempre, maior ou igual ao afastamento

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa situação ocorre quando tenta excluir um S-2230 que possui somente data final de afastamento, sem envio de data inicial.

Como efetuar o ajuste


Para ajustar essa mensagem precisaremos localizar o evento de afastamento que foi enviado para esse funcionário com a data final e após enviar novamente o S-3000 com erro

  1. Acesse a Central eSocial - Andamentos dos envios, e localize o evento S-2230 processado para este funcionário com a data final do afastamento;
  2. Anote os dados referente a este afastamento do evento S-2230, pois posteriormente teremos que cadastra-lo novamente;
  3. Após localizar o S-2230, clique em Detalhes -Excluir, e aguarde até que o S-3000 deste volte processado;
  4. Com isso, acesse o evento S-3000 que está com o erro 188, e clique em Detalhes - Reenviar;
  5. Após o evento S-3000 voltar processado, acesse o Cadastro de funcionários - Afastamentos;
  6. Localize o cadastro do afastamento referente aquele  que excluímos, e exclua e cadastre-o novamente para que o sistema crie um novo S-2230 referente à este afastamento;
  7. Por fim, aguarde até que o evento S-2230 volte processado do eSocial.