eSocial - Erro no evento S-2500 - 553 - Grupo 'Grau de Exposição a Agentes Nocivos' não deve ser preenchido
Autor do artigo: FilipeRosa.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação do evento S-2500 - (Processo Trabalhista) pode ocorrer devido a 2 situações:
- A Ocorrência (Grau de Exposição a Agentes Nocivos) está preenchida de forma incorreta no cadastro do funcionário;
- Ou quando o funcionário tem exposição com agentes nocivos, porém o tipo de regime foi preenchido de forma errada em seu cadastro.
Como realizar o ajuste do cadastro caso a ocorrência esteja errada
- Deve acessar o sistema WDP - aba Funcionário - ícone Funcionário;
- Selecionar a empresa e o funcionário desejado;
- Acessar a aba Dados Contratuais e informar no campo Ocorrência o código correspondente ou se for indevido a informação deixar em branco o campo;
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios - clique no registro S-2500 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-2500 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste feito
Verificar se a ocorrência do funcionário está informada corretamente, podendo se encaixar nos seguintes casos.
- Funcionário com múltiplos vínculos e não exposto a agente nocivo usar a ocorrência 05;
- Funcionário com ou sem múltiplos vínculos e exposto a agente nocivo usar a ocorrência correspondente;
- Caso não tenha múltiplos vínculos nem exposição deixar o campo em branco.
Como realizar o ajuste do cadastro caso o regime previdenciário esteja errado
- Acesse a aba Funcionário - ícone Cadastro de Funcionários;
- Na aba Dados Contratuais, sub aba Admissão - campo Tipo de regime previdenciário;
- Deverá ser alterado para Regime Geral de Previdência Social (RGPS), após alteração grave este cadastro;
- Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Clique em Detalhes no S-2500 com erro e clique em Reprocessar;
- Aguarde o retorno do evento S-2500 e verifique se foi processado com sucesso.
Antes de realizar os ajustes, verifique com sua consultoria contábil se de fato a informação está incorreta. Caso verifique que a informação já esteja correta no cadastro desse funcionário, acesse o site do eSocial > Empregados > Localize esse funcionário pelo CPF deste > Verifique e ajuste a informação no cadastro deste e grave dentro do site.