933 - O somatório dos Proventos deve ser maior ou igual ao somatório dos Descontos no Demonstrativo de Pagamento 00000.0000.M0.0. Valor Encontrado: - xxx.xx
Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack
Quando ocorre o erro
O erro de validação no evento S-2399 - (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término) ocorre quando alguma verba de provento não está sendo considerada no eSocial ou quando uma verba de desconto está sendo considerada indevidamente, ou seja, no eSocial o total de adicionais do funcionário é menor do que o total de descontos, fazendo com que a rescisão do funcionário fique negativa.
Como efetuar o ajuste
Para realizar o ajuste será necessário identificar a verba com o valor da diferença informada pelo eSocial e corrigir a incidência. Para isso, realize o procedimento abaixo.
Como conferir os valores de diferença
- Acesse a aba Folha - Consulta de valores;
- Selecione a opção Funcionário;
- Informe a empresa e o funcionário, em seguida, preencha a referência da rescisão;
- Verifique se há alguma rubrica no valor da diferença informada pelo eSocial ou se há na rescisão do funcionário mais descontos do que proventos para ajuste;
- Caso não identifique nenhuma verba com esse valor de diferença verifique se o somatório de mais de uma verba é o valor informado.
- Clique em e verifique no campo Incide as incidências da verba.
Como ajustar a incidência da rubrica
- Acesse a aba Folha - Eventos (rubricas) - Cadastro;
- Selecione a rubrica com a incidência incorreta e clique em Editar;
- Marque a opção Mudar Incidências para o eSocial e avance a tela;
- No campo Incidência Contribuição Previdenciária Informe ou retire a marcação da incidência;
- Ao informar a incidência a rubrica irá compor a base de cálculo do INSS para o eSocial;
- Ao retirar a incidência a rubrica deixará de compor a base de cálculo do INSS para o eSocial;
- Caso tenha dúvidas sobre a incidência do evento para a base de INSS, verifique com sua consultoria contábil antes de realizar o procedimento.
- Após ajustar a incidência clique em Concluir;
- Será aberta a tela para selecionar como deseja enviar a alteração para o eSocial.
- Marque a opção de acordo com o tipo de alteração que precisa realizar e clique em Enviar.
- Caso tenha dúvida em qual opção marcar poderá clicar em Saiba mais que aparecerá a explicação de cada opção.
- Após enviar a alteração, será criado um novo S-1010 com a informação atualizada.
Como reenviar o evento S-2399
Após o evento S-1010 retornar como Processado será preciso Reenviar o evento S-2399 siga os passos abaixo:
- Devemos excluir o S-2399 com o erro, para isso temos duas formas:
Acesse a Central eSocial, selecione o evento S-2399 com erro e clique em Excluir;
Ou ainda na Central eSocial, sub-aba Remunerações e pagamentos, selecione a empresa e o período;
Selecione o(s) funcionário(s) e exclua o S-2399;
Agora para reenviar acesse a aba Central eSocial, sub-aba Remunerações e pagamentos, selecione a empresa e o período;
- Selecione o(s) funcionário(s) e envie o S-2399;
Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.