eSocial - Erro no evento S-2399 - 318 - O trabalhador sem vínculo deverá encontrar-se ativo no período
318 - O trabalhador sem vínculo do CPF 'xxxxxxxxxxx', categoria 'xxx', deverá encontrar-se ativo no período 'xxxx-xx'. Ação: Verificar se o trabalhador relacionado encontra-se ativo no período.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2399, quando o S-2300 – (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início) de Contribuinte não esta no eSocial ou já possui um evento S-2399 processado.
Como efetuar o ajuste
- É necessário verificar como se encontra o cadastro do Estagiário / Contribuinte no eSocial;
- Acesse o portal eSocial - Trabalhador sem Vínculo - Gestão de Trabalhador e pesquise pelo CPF;
- Verificar se o cadastro do contribuinte se encontra no esocial. Caso esteja;
Verifique se o cadastro aparece como Ativo ou Demitido ;
Verificar se o contribuinte já possui folha processada antes do S-2399 ser processado
Observação: Folha (S-1200) e pagamento (S-1210) no mesmo mês da rescisão.
- Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Localizar o evento S-1200 e S-1210 , caso eles estejam processados fazer a exclusão na seguinte ordem
- Excluir primeiro o S-1210, clicar em "Detalhes" - "Excluir"
- Após a exclusão do S-1210 processada, excluir o S-1200 clicar em "Detalhes" - "Excluir"
- Após acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Selecionar o S-2399 clicar em "Detalhes" - "Reenviar"
Após o S-2399 processado, reenviar somente o S-1210;
Outras possibilidades abaixo ↓
Caso o cadastro não apareça no eSocial
- Deve acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Localizar o evento S-S-2300 com erro e clicar em "Detalhes" para identificar o erro e ajustar para enviar o cadastro;
- Apos ajustar o erro do registro de Cadastro de Admissão e enviar ao eSocial deve:
- Localizar o evento S-2399 com erro e clicar em "Detalhes" - "Reenviar".
Como verificar se já possui um evento S-2399 processado
- Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Filtrar os processados e ajustados ;
- Localizar o evento S-2399 processado e verificar se possui recibo, estando o mesmo processado e com recibo fazer o passo a seguir
- Localizar o evento S-2399 com erro e clicar em "Detalhes" - "Excluir".
Apos basta verificar se está tudo ok com o funcionário no eSocial.