eSocial - Erro no evento S-2399 - 318 - O trabalhador sem vínculo deverá encontrar-se ativo no período

318 - O trabalhador sem vínculo do CPF 'xxxxxxxxxxx', categoria 'xxx', deverá encontrar-se ativo no período 'xxxx-xx'. Ação: Verificar se o trabalhador relacionado encontra-se ativo no período.

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2399, quando o S-2300 – (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início)  de Contribuinte não esta no eSocial ou já possui um evento S-2399 processado. 

Como efetuar o ajuste


  1. É necessário verificar como se encontra o cadastro do Estagiário / Contribuinte no eSocial;
  2. Acesse o portal eSocial - Trabalhador sem Vínculo - Gestão de Trabalhador e pesquise pelo CPF;
  3. Verificar se o cadastro do contribuinte se encontra no esocial. Caso esteja;
  4. Verifique se o cadastro aparece como Ativo ou Demitido ;

Verificar se o contribuinte já possui folha processada antes do S-2399 ser processado


Observação: Folha (S-1200) e pagamento (S-1210) no mesmo mês da rescisão. 

  1. Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  2. Localizar o evento S-1200 e S-1210 , caso eles estejam processados fazer a exclusão na seguinte ordem 
  3. Excluir primeiro o S-1210, clicar em "Detalhes" - "Excluir"
  4. Após a exclusão do S-1210 processada, excluir o S-1200  clicar em "Detalhes" - "Excluir"
  5. Após  acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  6. Selecionar o S-2399 clicar em "Detalhes" - "Reenviar"
  7. Após o S-2399 processado, reenviar somente o S-1210;

    Outras possibilidades abaixo ↓

Caso o cadastro não apareça no eSocial


  1. Deve acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  2. Localizar o evento S-S-2300 com erro e clicar em "Detalhes" para identificar o erro e ajustar para enviar o cadastro;
  3. Apos ajustar o erro do registro de Cadastro de Admissão e enviar ao eSocial deve:
  4. Localizar o evento S-2399 com erro e clicar em "Detalhes" - "Reenviar".

Como verificar se já possui um evento S-2399 processado


  1. Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  2. Filtrar os processados e ajustados ;
  3. Localizar o evento S-2399 processado e verificar se possui recibo, estando o mesmo processado e com recibo fazer o passo a seguir 
  4. Localizar o evento S-2399 com erro e clicar em "Detalhes" - "Excluir".

(seleção) Apos basta verificar se está tudo ok com o funcionário no eSocial.