eSocial - Erro no Evento S-2399 - 285 - O valor informado deverá ser maior que ZERO

Localização: /eSocial/evtTSVTermino/infoTSVTermino/verbasResc/dmDev/ideEstabLot/detVerbas/vrRub

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando o erro ocorre


Essa mensagem de erro na validação do evento S-2399 - (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término) ocorre quando o desligamento leva para o eSocial alguma rubrica com valor zerado ou negativo, fazendo com que a tag vrRubr fique inválida.

Validação de acordo com o manual "Leiautes do eSocial v2.5":

A tag vrRubr deve ser maior que zero.



Como consultar a rubrica


Para ajustarmos essa mensagem de erro precisaremos consultar qual rubrica está trazendo essa informação, para isso podemos consultar no próprio XML.

  1. Acesse a Central eSocial - Andamentos dos envios;
  2. Localize o evento com o erro 285 e clique em Detalhes;
  3. Na aba Arquivos, verifique todas as tags vrRubr e confira qual delas estão levando um valor zerado ou negativo;
  4. Com isso, copie o código da rubrica que está inválida; 
    • Podemos verificar o código pelo local que está sublinhado na imagem ao lado.


Como Realizar o ajuste


  1. Após localizar qual rubrica está levando essas informações inválidas acesse a aba Folha - Consulta de valores;
  2. Se o trabalhador sem vínculo for estagiário selecione a opção Funcionários, caso seja sócio ou autônomo selecione a opção Sócios - Autônomos;
  3. Insira a empresa e o trabalhador sem vínculo em questão e confira a rubrica que está com valor zerado ou negativo;
  4. Verifique se a mesma é devida no desligamento e ajuste o valor desta, caso não, refaça o processo de rescisão sem a informação dessa rubrica.

Casos frequentes a serem analisados:

  • Se o valor estiver sendo levado zerado em uma rubrica de cálculo automático, como o FGTS, por exemplo, acesse o cadastro desta no WDP - Eventos (Rubricas), e volte a formula ao padrão, para que seja levada apenas quando tiver valores.
  • Caso o valor negativo que está sendo levado for proveniente de um desconto, lembre-se que não é necessário informa-lo com o sinal negativo (-), pois pela natureza do evento o sistema e eSocial já entende que este trata-se de desconto, então refaça o lançamento deste desconto com somente o valor a ser levado.