eSocial - Erro no evento S-2399 - 262 - Lotação 'xxxxxx' não existe no cadastro do empregador para o período

262 - Lotação 'xxxxxx' não existe no cadastro do empregador para o período 'xxxx-xx'. Ação: O valor informado no campo Código de Lotação deverá existir na Tabela de Lotações Tributárias, informada pelo empregador.

Localização:/eSocial/evtDeslig/infoDeslig/verbasResc/dmDev/infoPerApur/ideEstabLot/codLotacao

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Este erro ocorre no retorno do registro S-2399 quando o eSocial não localiza o código da lotação tributária enviado no registro S-2399 no site.

Como realizar o ajuste caso a lotação exista no site do eSocial


  1. Acesse o xml do registro S-2399 em:
  2. Central eSocial - Andamento dos envios, clique no registro S-2399 com o erro, e clique em Detalhes - Arquivo XML;
  3. Verifique no xml do registro, pesquisando pela tag codLotacao, conforme print ao lado.

  4. Caso o registro não exista no site, será necessário criar o registro  S-1020 e enviá-lo ao eSocial antes de reenviar o  S-2399, para isso siga o passo a passo abaixo:

  5. Feito isso, verifique se este código de lotação existe no site do eSocial (Registro S-1020), caso exista, basta reprocessar o registro S-2399 que consta o erro;

Como verificar o Departamento em que o estagiário/sócio está alocado


  1. Acesse o cadastro do estagiário/sócio em que ocorreu o erro no registro S-2399
  2. Confirme o código do departamento em que o mesmo está alocado, se o mesmo é administrativo ou tomador;

Como realizar o ajuste caso a lotação não exista no site do eSocial e o estagiário/sócio esteja alocado no departamento Tomador 


  1. Acesse o local Empresa - Departamento - informe o código da empresa, e acesse o cadastro do departamento em que o funcionário está alocado;
  2. Acessando o cadastro do departamento, na aba Dados, encontre a opção GPS - Lotação;
  3. Realize a alteração do código de lotação, excluindo a data inicial na aba GPS - Data inicial, incluindo novamente e realizando o preenchimento dos dados, após clique em Gravar;
  4. Feito isso, será criado um registro S-1020 com este código de lotação e enviado ao eSocial, aguarde o registro S-1020 retornar como Processado, e após retorne no registro S-2399 processado com erros e reprocesse o mesmo; 
  5. Feito isso, o registro será reenviado ao eSocial.

Como realizar o ajuste caso a lotação não exista no site do eSocial e o estagiário/sócio esteja alocado em departamento Administrativo


  1. Acesse o cadastro da empresa em Empresa - Empresa;
  2. Na aba Geral, clique na última data inicial e verifique se o código de lotação está preenchido, conforme print ao lado.
  3. Caso não esteja preenchida, insira o código da lotação e após, clique em Gravar;
    Caso esteja preenchida, clique no ícone Novo, e insira uma nova data inicial, preenchendo os dados da empresa, e o código da lotação, após, clique em Gravar;
  4. Feito isso, será criado o registro S-1020 referente a esta lotação tributária e enviada ao eSocial;
  5. Retorne em Central eSocial - Andamento dos envios, aguarde o registro S-1020 retornar com status processado, e após, retorne no registro S-2399, e clique em Detalhes - Reprocessar;
  6. Feito isso, o registro será reenviado ao eSocial.