eSocial - Erro no evento S-2399 - 262 - Lotação 'xxxxxx' não existe no cadastro do empregador para o período
262 - Lotação 'xxxxxx' não existe no cadastro do empregador para o período 'xxxx-xx'. Ação: O valor informado no campo Código de Lotação deverá existir na Tabela de Lotações Tributárias, informada pelo empregador.
Localização:/eSocial/evtDeslig/infoDeslig/verbasResc/dmDev/infoPerApur/ideEstabLot/codLotacao
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Este erro ocorre no retorno do registro S-2399 quando o eSocial não localiza o código da lotação tributária enviado no registro S-2399 no site.
Como realizar o ajuste caso a lotação exista no site do eSocial
- Acesse o xml do registro S-2399 em:
- Central eSocial - Andamento dos envios, clique no registro S-2399 com o erro, e clique em Detalhes - Arquivo XML;
Verifique no xml do registro, pesquisando pela tag codLotacao, conforme print ao lado.
Caso o registro não exista no site, será necessário criar o registro S-1020 e enviá-lo ao eSocial antes de reenviar o S-2399, para isso siga o passo a passo abaixo:
- Feito isso, verifique se este código de lotação existe no site do eSocial (Registro S-1020), caso exista, basta reprocessar o registro S-2399 que consta o erro;
Como verificar o Departamento em que o estagiário/sócio está alocado
- Acesse o cadastro do estagiário/sócio em que ocorreu o erro no registro S-2399
- Confirme o código do departamento em que o mesmo está alocado, se o mesmo é administrativo ou tomador;
Como realizar o ajuste caso a lotação não exista no site do eSocial e o estagiário/sócio esteja alocado no departamento Tomador
- Acesse o local Empresa - Departamento - informe o código da empresa, e acesse o cadastro do departamento em que o funcionário está alocado;
- Acessando o cadastro do departamento, na aba Dados, encontre a opção GPS - Lotação;
- Realize a alteração do código de lotação, excluindo a data inicial na aba GPS - Data inicial, incluindo novamente e realizando o preenchimento dos dados, após clique em Gravar;
- Feito isso, será criado um registro S-1020 com este código de lotação e enviado ao eSocial, aguarde o registro S-1020 retornar como Processado, e após retorne no registro S-2399 processado com erros e reprocesse o mesmo;
- Feito isso, o registro será reenviado ao eSocial.
Como realizar o ajuste caso a lotação não exista no site do eSocial e o estagiário/sócio esteja alocado em departamento Administrativo
- Acesse o cadastro da empresa em Empresa - Empresa;
- Na aba Geral, clique na última data inicial e verifique se o código de lotação está preenchido, conforme print ao lado.
- Caso não esteja preenchida, insira o código da lotação e após, clique em Gravar;
Caso esteja preenchida, clique no ícone Novo, e insira uma nova data inicial, preenchendo os dados da empresa, e o código da lotação, após, clique em Gravar; - Feito isso, será criado o registro S-1020 referente a esta lotação tributária e enviada ao eSocial;
- Retorne em Central eSocial - Andamento dos envios, aguarde o registro S-1020 retornar com status processado, e após, retorne no registro S-2399, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, o registro será reenviado ao eSocial.