eSocial - Erro no Evento S-2399 - 1847 - Não é possível retificar o evento. Somente é possível retificar a data de desligamento/Término de TSVE se a nova data estiver compreendida no mesmo mês/ano do evento original.

1847 - Não é possível retificar o evento. Somente é possível retificar a data de desligamento/Término de TSVE se a nova data estiver compreendida no mesmo mês/ano do evento original. Ação sugerida: Exclua o desligamento/Término de TSVE e informe-o novamente. Localização: /eSocial/evtTSVTermino/ideEvento

Autor do artigo: AnaRezende.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro na validação do registro S-2399 - (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Término) ocorre quando já existe um evento S-2399 enviado ao eSocial.

Como efetuar o ajuste


Para ajustar a mensagem, precisamos verificar se há um evento já processado no sistema para esse S-2399 com erro.

  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Digite no campo de pesquisa somente o nome deste trabalhador com o S-2399 com a mensagem de erro, e na coluna Evento, selecione somente o S-2399;
  3. Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos ProcessadosExibir eventos ajustados, também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento;
  4. Confira se aparecerá dois S-2399 para esta referência, um processado e outro com o erro;
  5. Após localizar o S-2399 processado, verifique se de fato a data de desligamento deste está incorreta ou se foi enviado indevidamente;
  6. Selecione o evento processado e clique em Detalhes;
  7. E verifique a data na tag dtDeslig;

    Caso pesquise e não haja dois eventos S-2399 para o mesmo trabalhador, verifique no portal eSocial se o trabalhador está ativo ou desligado da empresa. 


  8. Após confirmar que a data realmente está incorreta ou se o evento foi enviado indevidamente, clique em Excluir esse evento processado e aguarde a exclusão (S-3000) voltar processada;
  9. Com isso acesse o evento S-2399 com o erro e clique em Reprocessar
  10. E o evento será processado na Central eSocial - Andamento dos envios.