eSocial - Erro no evento S-2399 - 1090 - Validação cadastral no NIS não realizada

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2399 quando as informações relativas ao PIS, CPF ou data de nascimento do trabalhador está com alguma divergência.

Caso tenha dúvidas sobre as informações do Funcionário, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil.
O suporte Alterdata  não orienta qual vinculação deverá ser realizada.

Como efetuar o ajuste no Autônomo


  1. Acesse o sistema Departamento Pessoal - aba Contribuinte - Autônomo;
  2. Informe a empresa e selecione o Autônomo;
  3. Na aba "Dados Principais" verifique as informações de nascimento do Autônomo;
  4. Após, acesse a aba "Documentos";
  5. Verifique o CPF e o quadro Carteira de Trabalho, realizando a conferência dos dados e devidos ajustes;
  6. Após ajustar e gravar, acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  7. Selecione o evento com erro, clique em "Detalhes" e após em "Reprocessar";
  8. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-2399 que será enviado com a correção realizada.

Como efetuar o ajuste no Sócio


  1. Acesse o sistema WPHD (Alterdata Pack) - aba Cadastro;
  2. Clique sobre Sócios - Selecione o sócio e clique 2x;
  3. Na aba Complementares preencha o campo CPF corretamente e as informações referentes a data de nascimento;
  4. Após na aba Declarações preencha o campo da Carteira de Trabalho;
  5. Após ajustar e gravar, acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  6. Selecione o evento com erro, clique em "Detalhes" e após em "Reprocessar";
  7. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-2399 que será enviado com a correção realizada.

Como efetuar o ajuste no Estagiário


  1. Acesse o cadastro do funcionário em "Funcionário" - "Funcionário";
  2. Informe a empresa e selecione o funcionário;
  3. Na aba "Dados Cadastrais" - "Informações Complementares", verifique as "Informações de nascimento" do funcionário;
  4. Após, acesse a aba "Documentos" - "Básico";
  5. Verifique o CPF e o quadro PIS/PASEP, realizando a conferência dos dados e devidos ajustes;
  6. Após ajustar e gravar, acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  7. Selecione o evento com erro, clique em "Detalhes" e após em "Reprocessar";
  8. Na aba Central eSocial será apresentado um evento S-2399 que será enviado com a correção realizada.