303 - Não foi localizado o contrato de trabalho do trabalhador CPF: xxxxxxxxxxx e Categoria: Contribuinte individual - empresários, sócios e membro de conselho de administração ou fiscal. Ação: Utilize o evento S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início, para cadastramento do contrato de trabalho conforme tabela 1 (Categorias de Trabalhadores).
Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro ocorre na validação do registro S-2306 (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Alteração Contratual) quando é feita uma alteração contratual com a data anterior à admissão do contribuinte que foi enviada no S-2300 ao eSocial.
Como realizar o ajuste no sócio
Para o ajuste dessa mensagem será necessário entender o porquê a alteração foi enviada com data anterior e substituir a data de alteração contratual para após à data de admissão.
- Acesse o sistema WPHD;
- Clique na aba "Cadastro" - ícone "Empresa";
- Então selecione a empresa que esse sócio é vinculado e clique na aba "Sócios";
- Abra o cadastro do sócio e verifique a data de admissão na aba "Básico" - no campo "Admissão/Entrada";
- Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos Envios";
- Verifique se os dados que foram levados S-2300 estão corretos;
- Caso sim, localize o evento S-2306 com o erro, clique em "Detalhes - Excluir", pois se as informações já foram corretas no s-2300, o s-2306 não é necessário.
- Caso o s-2300 tenha sido enviado com as informações incorretas, será necessário enviar a exclusão do mesmo, em "Detalhes - Excluir".
- Após o s-3000 de exclusão processar, gere a carga complementar da 2ª fase, para que um s-2300 seja enviado com os dados corretos.
- Feito, retorno a "Central eSocial" - "Andamento dos Envios" e acompanhe o envio do S-2300.
Como realizar o ajuste para o autônomo
- Acesse o sistema Departamento Pessoal;
- Acesse a aba Contribuinte - Vínculo empresarial;
- Então selecione a empresa e o autônomo, após clique no ícone "Editar";
- Abra o cadastro do autônomo e verifique a data de admissão na aba "Documentos" - no campo "Admissão";
- Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos Envios";
- Verifique se os dados que foram levados S-2300 estão corretos;
- Caso sim, localize o evento S-2306 com o erro, clique em "Detalhes - Excluir", pois se as informações já foram corretas no s-2300, o s-2306 não é necessário.
- Caso o s-2300 tenha sido enviado com as informações incorretas, será necessário enviar a exclusão do mesmo, em "Detalhes - Excluir".
- Após o s-3000 de exclusão processar, gere a carga complementar da 2ª fase, para que um s-2300 seja enviado com os dados corretos.
- Feito, retorno a "Central eSocial" - "Andamento dos Envios" e acompanhe o envio do S-2300.