eSocial - Erro no evento S-2300 - 819 - O CPF do dependente não pode ser igual ao CPF do trabalhador.

819 - O CPF do dependente não pode ser igual ao CPF do trabalhador.
Localização: /eSocial/evtTSVInicio/trabalhador/dependente/cpfDep

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2300 quando no cadastro do dependente possuir a mesma informação do número do CPF do contribuinte.



Como efetuar o ajuste no Sócio


  1. Acesse o cadastro do dependente acessando o sistema Departamento Pessoal - Contribuinte - Vínculo empresarial;
  2. Selecione o sócio aba Dados Complementares  no campo Nº de dependentes clique no ícone 
  3. No cadastro do dependente, verifique o campo "CPF"
  4. Realize o ajuste no campo informando o CPF do dependente e não do contribuinte e clique em "Gravar".
  5. Acesse a Central eSocial
  6. Em seguida, acesse a aba "Andamento dos envios".
  7. Clique em "Detalhes" no S-2300 com erro e clique em "Reprocessar"
  8. Aguarde o retorno do evento S-2300 e verifique se foi processado com sucesso.


Como efetuar o ajuste no Autônomo


  1. Acesse o cadastro do dependente acessando o sistema Departamento Pessoal - Contribuinte -Autônomo;
  2. Selecione o autônomo e na aba Dados Complementares  no campo Nº de dependentes clique no ícone 
  3. No cadastro do dependente, verifique o campo "CPF"
  4. Realize o ajuste no campo informando o CPF do dependente e não do contribuinte e clique em "Gravar".
  5. Acesse a Central eSocial
  6. Em seguida, acesse a aba "Andamento dos envios".
  7. Clique em "Detalhes" no S-2300 com erro e clique em "Reprocessar"
  8. Aguarde o retorno do evento S-2300 e verifique se foi processado com sucesso.


Como efetuar o ajuste no Estagiário


  1. Acesse o cadastro do dependente em "Funcionário - Funcionário - Dependentes".
  2. No cadastro do dependente, aba geral verifique o campo "CPF"
  3. Realize o ajuste no campo informando o CPF do dependente e não do trabalhador e clique em "Gravar".
  4. Acesse a Central eSocial
  5. Em seguida, acesse a aba "Andamento dos envios".
  6. Clique em "Detalhes" no S-2300 com erro e clique em "Reprocessar"
  7. Aguarde o retorno do evento S-2300 e verifique se foi processado com sucesso.