eSocial - Erro no Evento S-2300 - 51 - Número de inscrição foi baixado ou não foi encontrado no CNPJ. Compareça à unidade local da RFB v1.00

51 - Número de inscrição foi baixado no Sistema CNPJ. Compareça à unidade local da RFB. Localização: /eSocial/evtTSVInicio/ideEmpregador/nrInsc

Autor da dica: AnaMedeiros.sup.pack

Quando ocorre o erro


A mensagem de erro de validação ocorre quando a informação do CNPJ é referente a uma empresa baixada (encerrada) ou que não é encontrada no site da RFB


Como efetuar o ajuste caso o CNPJ ou CPF esteja informado errado.


  1. Acesse o cadastro da empresa no sistema "Alterdata pack (PHD)".
  2. No campo "CNPJ/CPF" verifique se está preenchido corretamente com o CNPJ ou CPF.

  3. Caso o campo realmente esteja errado, ajuste e clique em "Gravar".

    Primeiramente deverá enviar o ajuste do evento S-1000 clicando em Detalhes- Reprocessar para depois fazer os demais eventos

    Caso o evento seja reprocessado e retorne com o mesmo erro, e a empresa não esteja baixada (encerrada), será preciso verificar com a RFB ou diretamente com o eSocial.

  4. Acesse a central eSocial, selecione o evento S-2300 com erro e clique em "Detalhes".
  5. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em Reprocessar.
  6. Na aba Central eSocial será apresentado um evento que será reenviado ao eSocial.

Como efetuar o ajuste caso o CNPJ ou CPF esteja informado corretamente.


  1. Acesse o cadastro da empresa no sistema "Alterdata pack (PHD)".
  2. No campo "CNPJ/CPF" verifique se está preenchido corretamente com o CNPJ ou CPF.
  3. Caso o campo realmente esteja correto, e a empresa não esteja baixada (encerrada), será preciso verificar com a RFB ou diretamente com o eSocial.