eSocial - Erro no evento S-2300 - 294 - O preenchimento do campo CPF dos dependentes é obrigatório para fins de imposto de renda
294 - O preenchimento do campo CPF dos dependentes é obrigatório para fins de imposto de renda. Localização: /eSocial/evtTSVInicio/trabalhador/dependente/cpfDep.
Ação: Verifique a dependência de IRRF do dependente. O CPF do dependente torna-se obrigatório para fins de imposto de renda quando o mesmo é dependente de IRRF.
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação do S-2300 - (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início) ocorre quando tem alguma inconsistência no CPF do dependente.
De acordo com o manual do eSocial, será obrigatória a informação de CPF independente da idade do dependente quando o mesmo for dependente para IRRF ou for beneficiário de Plano de saúde.
Como efetuar o ajuste
- Acesse o sistema WDP → aba Contribuinte → clique no módulo "Vínculo Empresarial";
- Selecione a empresa e o contribuinte, após clique no ícone "Editar";
- No cadastro desse contribuinte acesse a aba "Dados Complementares";
- E no Campo "Nº Dependentes", clique no ícone ao lado do campo de informar o número de dependentes ;
- Após abra o cadastro do dependente e Informe o CPF e clique em "Gravar";
- Acesse a aba "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
- Localize o S-2300 com erro e clique em "Detalhes" - "Reprocessar";
- Aguarde o retorno do evento S-2300 com a informação ajustada