eSocial - Erro no evento S-2300 - 16 - Foi informado um valor com tamanho inválido para o campo dtNascto.
16 - Foi informado um valor com tamanho inválido para o campo dtNascto. Localização: /eSocial/evtTSVInicio/trabalhador/nascimento/dtNascto
Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esse erro de validação ocorre no retorno do evento S-2300 quando o Data de Nascimento do sócio, autônomo ou estagiário está com um tamanho inválido na estrutura do XML do evento.
Como efetuar o ajuste caso o contribuinte seja Autônomo
- Acesse o sistema Departamento Pessoal;
- Em seguida acesse Contribuinte - Autônomo;
- Localize o autônomo no qual está com erros no S-2300 e clique em Editar;
- Acesse a aba Dados Principais e ajuste o campo Data, da janela Nascimento com a informação correta;
- Após gravar, acesse a Central eSocial - aba Andamento dos envios e clique em Detalhes no S-2300 que está apresentando o erro;
- Em seguida clique em Reprocessar e aguarde o retorno do portal eSocial.
Caso o contribuinte seja Sócio
- Acesse o sistema PHD (Alterdata Pack);
- Em seguida acesse Cadastro - Sócios;
- Selecione o cadastro do sócio que está apresentando o erro no S-2300;
- Acesse a aba Complementar - Agrupamento Dados do Nascimento;
- No campo Data ajuste com a informação correta;
- Após gravar, acesse o sistema Departamento Pessoal;
- Acesse a Central eSocial - aba Andamento dos envios e clique em Detalhes no S-2300 que está apresentando o erro;
- Em seguida clique em Reprocessar e aguarde o retorno do portal eSocial.
Caso seja Estagiário
- Acesse o sistema Departamento Pessoal;
- Em seguida acessa a aba Funcionário - Cadastro Funcionários;
- Selecione a empresa e localize o estagiário;
- Acesse a aba Dados Cadastrais - sub aba Informações Complementares;
No campo Data de Nascimento ajuste com a informação correta;
- Depois de Gravar, Acesse a Central eSocial - aba Andamento dos envios e clique em Detalhes no S-2300 que está apresentando o erro;
- Em seguida clique em Reprocessar e aguarde o retorno do portal eSocial.
Caso a data de nascimento já esteja correta no cadastro
Basta acessar a Central eSocial e no evento com erro e Reprocessar. Para reprocessar basta no evento com erro clicar em Detalhes, após Reprocessar e será feito um novo envio do evento.