eSocial - Erro no evento S-2300 - 1 - Campo de preenchimento obrigatório: Classificação Brasileira de Ocupação - CBO.


1 - Campo de preenchimento obrigatório: Classificação Brasileira de Ocupação - CBO. Localização:/eSocial/evtTSVInicio/infoTSVInicio/infoComplementares/cargoFuncao/CBOCargo

Autor do artigo: Gerson.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2300 - (Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário - Início) quando a informação de Cargo não está devidamente preenchida.

Como efetuar o ajuste caso seja sócio ou autônomo


  1. Acesse o cadastro do sócio, no sistema WDP - Contribuinte - Vínculo Empresarial;
  2. Informe a empresa, selecione o sócio ou autônomo e clique em Editar;
  3. Acesse a aba Dados Complementares e verifique se o campo Função está devidamente preenchido;
  4. Ajuste e em seguida clique em Gravar;
  5. Retorne a Central eSocial no sistema DP, em Central eSocial - Andamento dos envios;
  6. Clique sobre o evento S-2300 que está com o erro mencionado e em seguida clique em Detalhes - Reprocessar;
  7. Será criado e enviado um novo registro S-2300 deste contribuinte com as informações ajustadas.

 

 

Como efetuar o ajuste caso seja Estagiário


  1. Acesse o cadastro do estagiário, no sistema DP - Funcionário - Funcionário;
  2. Selecione a empresa e clique sobre o nome do Estagiário;
  3. Na aba Informações da Folha, verifique se a Função e o CBO estão preenchidas corretamente;
  4. Caso não esteja, ajuste e clique em Gravar;
  5. Retorne a Central eSocial, em Central eSocial - Andamento dos envios;
  6. Clique sobre o evento S-2300 que está com o erro mencionado e em seguida clique em Detalhes - Reprocessar;
  7. Será criado e enviado um novo registro S-2300 deste estagiário com as informações ajustadas.

 

Como efetuar o ajuste na função


  1. Acesse a aba Tabelas / Funções;
  2. Selecione a função que apresentou o erro e clique em Editar;
  3. No quadro CBO clique na Lupa;
  4. Selecione o CBO correspondente a função e clique em  Selecionar;
  5. Após conferir o CBO clique em Gravar;
  6. Acesse a Central eSocial, clique na aba Andamento dos envios, localize o S-2300 com o erro;
  7. Após localizar o evento clique em Detalhes - Reprocessar.