eSocial - Erro no evento S-2299 - O campo 'nrRecibo', está com tamanho menor do que o esperado.



Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack


Quando ocorre o erro


Esta mensagem de erro ocorre na validação do evento S-2299 - (Desligamento). Ela pode ocorrer pelos seguintes motivos:

 1) Quando se tenta enviar um S-2299 de retificação, mas o S-2299 de inclusão está como processado sem recibo;
 2) Quando se tenta enviar um S-2299 de retificação, mas o S-2299 de inclusão está como processado com erros.

Como efetuar o ajuste


Para ajustar a mensagem, será necessário primeiro excluir o S-2299 de inclusão para enviar novamente.

  1. Acesse a "Central eSocial" - "Andamento dos envios";
  2. Localize o S-2299 de retificação com erro, clique em "Detalhes" - "Excluir";
  3. Após localize o S-2299 de inclusão, se está processado sem recibo ou processado com erro.
  4. Caso esteja processado sem recibo, acesse o portal, pegue o número de recibo e insira no registro.
    (Caso o evento esteja sem recibo e não conste no site do e-social, basta clicar na opção "Excluir evento apenas do banco de dados" na tela de confirmação de exclusão).
  5. Caso o S-2299 de inclusão esteja processado com erros, verifique a mensagem, ajuste e reprocesse.
  6. Na "Central eSocial" - "Andamento dos envios", aguarde o retorno do mesmo como processado e com recibo;
  7. Em seguida, poderá enviar o S-2299 de retificação e guardar o retorno do mesmo.