eSocial - Erro no Evento S-2299 - O campo 'nrInsc', está com valor inválido

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


Esta mensagem de erro na estrutura pode ocorrer no retorno do registro S-2299 - (Desligamento) quando o número de inscrição do Departamento Tomador está inválido.

De acordo com o manual Leiautes eSocial v2.5, a tag nrInsc (número de inscrição) do evento S-2299 Deve conter um número de CNPJ, CPF, CAEPF ou CNO válido.

Obs.: O eSocial não aceita o número do CEI como número de inscrição.

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento;
  2. Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento tomador;
    1. Para verificar a qual departamento este erro se refere, verifique o departamento que o funcionário do evento S-2299 está alocado;
  3. Ao acessar o cadastro do departamento tomador, verifique se o mesmo é CNPJ ou CPF:

Sendo CNPJ ou CPF


    1. Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto, estando incorreto, ajuste e clique em Gravar.

    2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  1. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
  2. Clique no registro S-2299 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
  3. Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.

Sendo CAEPF


    1. Verifique se os campos CAEPF e Tipo CAEPF estão preenchidos corretamente, e após clique em Gravar.

    2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  1. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
  2. Clique no registro S-2299 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
  3. Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.

Sendo CNO


    1. Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em Gravar.

    2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  1. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
  2. Clique no registro S-2299 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
  3. Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.