eSocial - Erro no Evento S-2299 - O campo 'nrInsc', está com valor inválido
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Esta mensagem de erro na estrutura pode ocorrer no retorno do registro S-2299 - (Desligamento) quando o número de inscrição do Departamento Tomador está inválido.
De acordo com o manual Leiautes eSocial v2.5, a tag nrInsc (número de inscrição) do evento S-2299 Deve conter um número de CNPJ, CPF, CAEPF ou CNO válido.
Obs.: O eSocial não aceita o número do CEI como número de inscrição.
Como efetuar o ajuste
- Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento;
- Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento tomador;
- Para verificar a qual departamento este erro se refere, verifique o departamento que o funcionário do evento S-2299 está alocado;
- Ao acessar o cadastro do departamento tomador, verifique se o mesmo é CNPJ ou CPF:
Sendo CNPJ ou CPF
Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto, estando incorreto, ajuste e clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
- Clique no registro S-2299 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Sendo CAEPF
Verifique se os campos CAEPF e Tipo CAEPF estão preenchidos corretamente, e após clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
- Clique no registro S-2299 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.
Sendo CNO
Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em Gravar.
- Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
- Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;
- Clique no registro S-2299 processado com erros, e clique em Detalhes - Reprocessar;
- Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.