eSocial - Erro no evento S-2299 - O campo codLotacao não foi preenchido
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação acontece no evento S-2299 - (Desligamento) quando o funcionário que está sendo demitido pertence a algum departamento tomador ou filial que não possui lotação informada no cadastro.
Como efetuar o ajuste
Para realizar o ajuste no evento S-2299 é preciso que primeiro seja informada a lotação no cadastro do estabelecimento que o funcionário está alocado.
- Primeiro deverá ser verificado em qual estabelecimento o funcionário está alocado, em seguida, realize o procedimento abaixo de acordo com o estabelecimento do funcionário.
Como informar a lotação no cadastro do Departamento Tomador
- Acesse a aba Empresa e selecione a opção Departamento;
- Informe a empresa;
- Selecione o departamento (Tomador) do funcionário e clique em Editar
- Será aberta a tela com o cadastro do departamento.
- Na aba Dados, campo Lotação clique na lupa;
- Aparecerá a listagem das lotações cadastradas.
- Selecione a lotação correspondente ao departamento e clique em Selecionar;
- Após informar a lotação, clique em Gravar.
- Nos casos onde ainda não há lotação cadastrada com as informações informadas, ao clicar em Gravar o sistema irá questionar se deseja cadastrar uma nova lotação. Caso não tenha criada ainda, basta clicar em Sim e aparecerá a tela de criação da lotação.
Como informar a lotação no cadastro da Filial
- Acesse o cadastro da empresa em Empresa - Empresa;
- Selecione a empresa e clique em Editar;
- Será aberta a tela com o cadastro da empresa.
- Na aba Geral, no campo Lotação" clique na lupa;
- Selecione a lotação correspondente a empresa filial e clique em "Selecionar";
- Após informar a lotação, clique em Gravar.
- Nos casos onde ainda não há lotação cadastrada com as informações informadas, ao clicar em Gravar o sistema irá questionar se deseja cadastrar uma nova lotação. Caso não tenha criada ainda, basta clicar em Sim e aparecerá a tela de criação da lotação.
Como efetuar o ajuste no evento S-2299
Para realizar o ajuste será preciso reprocessar o evento. Para isso, realize o procedimento abaixo:
- Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Selecione o evento S-2299 com o clique em Detalhes;
- Para que o eSocial realize a nova validação, clique em Reprocessar;
- Confirme o reprocessamento clicando em Sim;
- Será criado um evento na Central eSocial - Andamento dos envios com o status Pronto para envio.
- Na aba Andamento dos envios acompanhe o envio e retorno do evento ao eSocial.
Caso Funcionário teve troca de departamento, anule e reprocesse a rescisão do mesmo antes de reprocessar o evento S-2299, se reprocessar realize o envio do S-2299 na aba remunerações e pagamentos, no mês que ocorreu aquela rescisão.