933 - O somatório dos Proventos deve ser maior ou igual ao somatório dos Descontos no Demonstrativo de Pagamento 00000.0000.M0.0. Valor Encontrado: - xxx.xx
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando ocorre o erro
O erro de validação no evento S-2299 - (Desligamento) acontece quando alguma verba de provento não está sendo considerada no eSocial ou quando uma verba de desconto está sendo considerada indevidamente, ou seja, no eSocial o total de adicionais do funcionário é menor do que o total de descontos, fazendo com que a rescisão do funcionário fique negativa.
Como conferir os valores de diferença
Quando o eSocial retorna o evento com o erro 933 ao final da mensagem aparece o número de identificação da remuneração e o valor da diferença, por exemplo: 00000.0000.M0.0. Valor Encontrado: - 425.50
- Acesse a aba Folha - Consulta de valores e selecione a opção Funcionário;
- Informe a empresa e o funcionário, em seguida, preencha a referência da rescisão;
- Verifique se há alguma rubrica no valor da diferença informada pelo eSocial ou se há na rescisão do funcionário mais descontos do que proventos para ajuste;
- Caso não identifique nenhuma verba com esse valor de diferença verifique se o somatório de mais de uma verba é o valor informado.
- Clique em Memória de calculo e verifique no campo Incide as incidências da verba.
Como ajustar a incidência da rubrica
- Acesse a aba Folha - Eventos (rubricas) - Cadastro e selecione a rubrica com a incidência incorreta e clique em Editar;
- Selecione a opção Mudar incidências para e-Social e avançar e será demonstrado a tela ao lado;
- Caso tenha dúvidas sobre a incidência do evento para a base de INSS, verifique com sua consultoria contábil antes de realizar o procedimento.
- Após ajustar a incidência clique em Concluir e será aberta a tela para selecionar como deseja enviar a alteração para o eSocial, marque a opção de acordo com o tipo de alteração que precisa realizar e clique em Enviar;
- Caso tenha dúvida em qual opção marcar poderá clicar em Saiba mais que aparecerá a explicação de cada opção.
- Após ajustar e concluir, será criado um novo evento S-1010 desta rubrica para ser enviado novamente ao eSocial com as configurações de incidências;
- Aguarde o registro S-1010 ajustado retornar como Processado.
Como reenviar o evento S-2299
Após o evento S-1010 retornar como Processado será preciso Reenviar o evento S-2299 siga os passos abaixo:
- Para que o eSocial realize uma nova validação acesse a Central eSocial;
- Em seguida, acesse a aba Andamento dos envios;
- Clique em Detalhes no evento com erro e clique em Reprocessar;
- Com isso o evento será reenviado ao eSocial.