eSocial - Erro no evento S-2299 - 721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador

721 - Não foi possível registrar o evento atual pois existe(m) evento(s) cadastrado(s) com data de ocorrência posterior para esse trabalhador. Para que seja possível esse registro, executar os seguintes passos: 

a) Excluir todos os eventos ocorridos com data posterior ao evento que se pretende informar;
b) Fazer o registro do evento conforme pretendido;
c) Informar novamente em ordem cronológica os eventos excluídos, se continuarem válidos.
Consultar o Manual para obter orientações sobre consulta e exclusão de eventos.

Autor do artigo:AnaFlavia.sup.pack

Quando ocorre o erro


O erro de validação 721 acontece no evento S-2299 quando existe algum evento de alteração (S-2206 ou S-2205) com data igual ou posterior a demissão do funcionário. Ou seja, ao enviar o evento S-2299 o eSocial identifica que tem um evento processado no qual a data está depois da rescisão.

Como efetuar o ajuste


Para realizar o ajuste no evento será preciso identificar os eventos com data posterior a demissão do funcionário e ajustar a data de alteração ou, em alguns casos, excluir o evento posterior (quando este for indevido). Após esse procedimento basta reprocessar o evento S-2299. Para isso, realize o procedimento abaixo:

Antes de realizar o ajuste acima verifique com sua consultoria contábil qual o procedimento indicado para a situação da sua empresa.

Como verificar qual evento está com data posterior


  1. Acesse a "Central eSocial - Andamento dos envios";
  2. Informe a empresa e clique em "Filtrar";
  3. No botão "Opções de visualização", selecione "Exibir eventos processados" e "Exibir eventos ajustados";
  4. No campo de pesquisa da tela Central eSocial (canto superior direito), digite o nome do funcionário;
  5. . Serão apresentados todos os eventos enviados para o funcionário.
  6. Verifique na coluna "Período", o mês e o ano de envio dos eventos;
  7. Após identificar o evento, clique em "Detalhes" e analise se o evento é devido ou não para o funcionário;
  8. Logo após analisar um dos eventos S-2205,S-2206,S-2230  ou até mesmo o S-1200 com data posterior a rescisão o mesmo precisa ser excluído ou retificado.
  9. Na imagem ao lado mostra o evento S-2206  como retificar e caso queira excluir é só clicar ao lado em Excluir.

    Ao tentar efetuar o envio do S-2299, o sistema irá verificar se há alguma evento processado com data posterior a demissão (S-2205, S-2206, S-2230 ou S-1200, por exemplo).
    Caso tenha algum evento com data posterior, o sistema irá emitir um alerta informando que há eventos processados com data posterior ao desligamento, pedindo então para que o usuário retifique ou exclua a informação antes do envio do S-2299 a fim de evitar erros de validação, pois não pode existir qualquer evento para o vínculo trabalhista com data posterior a data do desligamento.


Como ajustar o evento S-2299


Após realizar o procedimento acima, basta reenviar o evento S-2299

  1. Acesse a "Central eSocial - Andamento dos envios";
  2. Selecione o evento S-2299 com o clique em "Detalhes - Reenviar";
  3. Acompanhe o envio e retorno do evento S-2299 ao eSocial.