eSocial - Erro no evento S-2299 - 553 - Informações de plano privado coletivo empresarial de assistência à saúde não deve ser preenchido


553 - Grupo 'Informações de plano privado coletivo empresarial de assistência à saúde' não deve ser preenchido. Verifique as condições de preenchimento no leiaute.

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Quando ocorre o erro


Este erro ocorre no retorno do registro S-2299 - (Desligamento) quando a Natureza Tributária da rubrica está errada ou o funcionário está alocado em um plano de saúde/odontológico indevido.


Como efetuar o ajuste


Verificando a Natureza Tributária da rubrica


  1. Acesse a aba Folha - Eventos (Rubricas) - Cadastro, após selecione a rubrica de plano de saúde deste funcionário e clique em Editar;
  2. Selecione a opção Mudar configuração do evento e clique em Avançar;
  3. No campo Natureza tributária da rubrica para o eSocial selecione a natureza 9219 - Desconto de assistência médica ou odontológica e grave;
  4. Na tela de alteração para  eSocial clique em Alterar conteúdo atual.
  5. Após realizar o ajuste será enviado um novo S-1010 para a rubrica. Aguarde o mesmo ficar processado para dar continuidade.
  6. Após o S-1010 retornar como processado acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  7. Localize o evento com o erro, clique em Detalhes - Reprocessar;
  8. Aguarde o retorno do evento S-2299 e verifique se foi processado com sucesso.


Verificando as configurações do Plano de Saúde/Odontológico


  1. Acesse a aba Funcionário - Planos de saúde e selecione a Operadora do plano em questão e clique em Planos;
  2. Selecione o Plano de saúde e clique em Beneficiários;
  3. Selecione a Empresa e verifique se o funcionário está vinculado indevidamente;
  4. Caso o funcionário esteja alocado indevidamente selecione-o e clique em Desvincular;
  5. Após ajustar, reprocesse a folha do funcionário para que seja ajustado.
  6. Após reprocessar, acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  7. Localize o evento com o erro  Detalhes - Reprocessar;
  8. Aguarde o retorno do evento S-2299 e verifique se foi processado com sucesso.