eSocial - Erro no evento S-2299 - 380 - CNPJ inválido

Ação: Confira os valores informados no campo.

Localização: /eSocial/evtDeslig/infoDeslig/verbasResc/dmDev/infoPerApur/ideEstabLot/nrInsc

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Esta mensagem de erro ocorre quando o sindicato que está vinculado ao funcionário está com o número do CNPJ inválido.

Como efetuar o ajuste na empresa


  1. Acesse o sistema Alterdata Pack (PHD) - aba cadastro - Empresa;
  2. Após selecione a empresa e clique 2x sobre a mesma;
  3. Ajuste o campo "CNPJ/CPF" (informando somente números) e clique em "Gravar";
  4. Acesse a Central eSocial, selecione o evento S-2299 com erro e clique em "Detalhes";

  5. Para que o eSocial faça uma nova validação, clique em "Reprocessar";

  6. Será apresentado um evento que será enviado ao eSocial.

Como efetuar o ajuste no departamento tomador


  1. Acesse o cadastro do departamento pela aba Empresa - ícone Departamento;
  2. Informe o código da empresa e dê um duplo clique sobre o departamento que o funcionário está alocado;
  3. Ao acessar o cadastro do departamento, verifique se o mesmo é CNPJ, CPFCAEPF ou CNO:
  4. Sendo CNPJ ou CPF:

    1. Verifique se o número do CNPJ ou CPF está correto, estando incorreto, ajuste e clique em Gravar.

    2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  5. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - Andamento dos envios;

  6. Clique no registro S-2299 processado com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;

  7. Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.

Sendo CAEPF


    1. Verifique se os campos CAEPF e Tipo CAEPF estão preenchidos corretamente, e após clique em Gravar.

    2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  1. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;

  2. Clique no registro S-2299 processado com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;

  3. Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.

Sendo CNO


    1. Verifique se o campo CNO está preenchido corretamente, e após clique em Gravar.

    2. Somente o campo marcado na imagem ao lado deve estar informado.
  1. Após os ajustes, retorne na Central eSocial - andamento dos envios;

  2. Clique no registro S-2299 processado com erro, e clique em Detalhes - Reprocessar;

  3. Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial com o ajuste no número de inscrição.