eSocial - Erro no evento S-2299 - 370 - A data deverá ser maior ou igual à data de admissão do trabalhador
Localização: /eSocial/evtDeslig/infoDeslig/dtDeslig
Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack
Quando o erro ocorre
Essa mensagem de erro na validação do evento S-2299 - (Desligamento) pode ocorrer por alguns motivos, os mais comuns são:
- Evento S-2200 - (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador) referente a este funcionário está com o status de processado com erros;
- Evento S-2200 referente a este funcionário não foi criado na segunda fase;
Validação:
Lembrando a data de desligamento do funcionário deve ser igual ou posterior à data de admissão/exercício do trabalhador, então verifique antes, as datas de admissão - demissão deste, caso estejam incoerentes, ajuste e reprocesse o evento, porém caso estejam corretas, verifique os passos seguintes.
Como efetuar o ajuste caso o S-2200 esteja processado com erros
- Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário que está com a mensagem de erro 370, e na coluna Evento, selecione somente os eventos S-2200 e S-2299;
- Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados;
- Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento, conforme imagem ao lado;
- Confirme se aparecerá um evento S-2200 para este funcionário com o status processado com erros:
Caso esteja processado com erros será necessário ajustar este para após reenviar o evento S-2299;
Caso já esteja como processado, realize o reenvio do evento S-2299;
O evento S-2200 pode estar com outra Situação também, por exemplo Aguardando retorno, espere até que esteja processado para realizar o reenvio do S-2299.
- Para realizar o reenvio do evento S-2299 selecione o evento e clique em Detalhes - Reenviar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um novo evento S-2299 que será reenviado ao eSocial.
Como efetuar o ajuste no caso do S-2200 não ter sido criado
- Acesse a aba Funcionário - ícone Cadastro de Funcionários;
- Selecione a empresa e o funcionário em questão;
- Após aparecerá o ícone Mostrar detalhes do eSocial na parte de baixo do cadastro dos funcionários;
- Clique sobre este ícone, como mostra a imagem ao lado;
- Então aparecerá a mensagem informando que não foi localizado o evento cadastral deste no site do eSocial;
- E a AVA perguntará Quer que eu faça esse envio para você?, clique sobre a pergunta e o sistema realizará o envio do S-2200 para você;
- Aguarde até que o evento S-2200 retorne processado do eSocial;
- Após para realizar o reenvio do evento S-2299 selecione o evento e clique em Detalhes - Reenviar;
- Na aba Central eSocial será apresentado um novo evento S-2299 que será reenviado ao eSocial.