eSocial - Erro no evento S-2299 - 370 - A data deverá ser maior ou igual à data de admissão do trabalhador

Localização: /eSocial/evtDeslig/infoDeslig/dtDeslig

Autor do artigo: AnaFlavia.sup.pack

Quando o erro ocorre


Essa mensagem de erro na validação do evento S-2299 - (Desligamento) pode ocorrer por alguns motivos, os mais comuns são:

  • Evento S-2200 - (Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador) referente a este funcionário está com o status de processado com erros;
  • Evento S-2200 referente a este funcionário não foi criado na segunda fase;

Validação:

Lembrando a data de desligamento do funcionário deve ser igual ou posterior à data de admissão/exercício do trabalhador, então verifique antes, as datas de admissão - demissão deste, caso estejam incoerentes, ajuste e reprocesse o evento, porém caso estejam corretas, verifique os passos seguintes.

Como efetuar o ajuste caso o S-2200 esteja processado com erros


  1. Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
  2. Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário que está com a mensagem de erro 370, e na coluna Evento, selecione somente os eventos S-2200 e S-2299;
  3. Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados;
  4. Também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento, conforme imagem ao lado;
  5. Confirme se aparecerá um evento S-2200 para este funcionário com o status processado com erros:
    • Caso esteja processado com erros será necessário ajustar este para após reenviar o evento S-2299;

    • Caso já esteja como processado, realize o reenvio do evento S-2299;

    • O evento S-2200 pode estar com outra Situação também, por exemplo Aguardando retorno, espere até que esteja processado para realizar o reenvio do S-2299.

  6. Para realizar o reenvio do evento S-2299 selecione o evento e clique em Detalhes - Reenviar;
  7. Na aba Central eSocial será apresentado um novo evento S-2299 que será reenviado ao eSocial.

Como efetuar o ajuste no caso do S-2200 não ter sido criado


  1. Acesse a aba Funcionário - ícone Cadastro de Funcionários;
  2. Selecione a empresa e o funcionário em questão;
  3. Após aparecerá o ícone Mostrar detalhes do eSocial na parte de baixo do cadastro dos funcionários;
  4. Clique sobre este ícone, como mostra a imagem ao lado;
  5. Então aparecerá a mensagem informando que não foi localizado o evento cadastral deste no site do eSocial;
  6. E a AVA perguntará Quer que eu faça esse envio para você?, clique sobre a pergunta e o sistema realizará o envio do S-2200 para você;
  7. Aguarde até que o evento S-2200 retorne processado do eSocial;
  8. Após para realizar o reenvio do evento S-2299 selecione o evento e clique em Detalhes - Reenviar;
  9. Na aba Central eSocial será apresentado um novo evento S-2299 que será reenviado ao eSocial.