eSocial - Erro no evento S-2299 - 317 - O trabalhador deverá encontrar-se ativo no período

Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2299, quando o S-2200  do trabalhador não esta no eSocial ou já possui um evento S-2299 processado. Também pode ocorrer caso o funcionário esteja em afastamento no período, constando no eSocial com status afastado.

Como efetuar o ajuste


  1. É necessário verificar como se encontra o cadastro do Trabalhador no eSocial;
  2. Acesse o portal eSocial - Empregado - Gestão de Empregados e pesquise pelo CPF;
  3. Verificar se o cadastro do trabalhador se encontra no esocial. Caso esteja;
  4. Verifique se o cadastro aparece como Ativo ou Demitido ;

Verificar se o empregado já possui folha processada antes do S-2299 ser processado


Observação: Folha (S-1200) e pagamento (S-1210) no mesmo mês da rescisão. 

  1. Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  2. Localizar o evento S-1200 e S-1210 , caso eles estejam processados fazer a exclusão na seguinte ordem 
  3. Excluir primeiro o S-1210, clicar em "Detalhes" - "Excluir"
  4. Após a exclusão do S-1210 processada, excluir o S-1200  clicar em "Detalhes" - "Excluir"
  5. Após  acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  6. Selecionar o S-2299 clicar em "Detalhes" - "Reenviar"
  7. Após o S-2299 processado, reenviar somente o S-1210;

    Outras possibilidades abaixo ↓

Caso o cadastro não apareça no eSocial


  1. Deve acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  2. Localizar o evento S-S-2200 com erro e clicar em "Detalhes" para identificar o erro e ajustar para enviar o cadastro;
  3. Apos ajustar o erro do registro de Cadastro de Admissão e enviar ao eSocial deve:
  4. Localizar o evento S-2299 com erro e clicar em "Detalhes" - "Reenviar".

Como verificar se já possui um evento S-2299 processado


  1. Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  2. Filtrar os processados e ajustados ;
  3. Localizar o evento S-2299 processado e verificar se possui recibo, estando o mesmo processado e com recibo fazer o passo a seguir 
  4. Localizar o evento S-2299 com erro e clicar em "Detalhes" - "Excluir".

(seleção) Após basta verificar se está tudo ok com o funcionário no eSocial. 

Como verificar se o funcionário está afastado


  1. É necessário verificar como se encontra o cadastro do Trabalhador;
  2. Acesse o portal eSocial - Empregados - Gestão de empregados e pesquise pelo CPF;
  3. Verifique se o cadastro aparece como Ativo;

Caso o cadastro apareça ativo

  1. Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
  2. Localizar o evento S-2299 com erro e clicar em "Detalhes" - "Reprocessar";

Caso o cadastro apareça afastado

  1. Deverá verificar se o afastamento é realmente devido ou não;
  2. Caso o afastamento esteja incorreto deverá corrigir na aba Funcionário - Afastamento o mesmo;
  3. O sistema enviará a retificação do S-2230;
  4. Após acesse a aba Central eSocial - Andamento dos Envios;
  5. Localize o evento S-2299 e clique em Detalhes - Reprocessar.

    Caso o afastamento esteja correto, deverá aguardar o término do mesmo para enviar a rescisão com a data posterior a data final do afastamento.