eSocial - Erro no evento S-2299 - 317 - O trabalhador deverá encontrar-se ativo no período
Autor do artigo: JoaoValle.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do evento S-2299, quando o S-2200 do trabalhador não esta no eSocial ou já possui um evento S-2299 processado. Também pode ocorrer caso o funcionário esteja em afastamento no período, constando no eSocial com status afastado.
Como efetuar o ajuste
- É necessário verificar como se encontra o cadastro do Trabalhador no eSocial;
- Acesse o portal eSocial - Empregado - Gestão de Empregados e pesquise pelo CPF;
- Verificar se o cadastro do trabalhador se encontra no esocial. Caso esteja;
Verifique se o cadastro aparece como Ativo ou Demitido ;
Verificar se o empregado já possui folha processada antes do S-2299 ser processado
Observação: Folha (S-1200) e pagamento (S-1210) no mesmo mês da rescisão.
- Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Localizar o evento S-1200 e S-1210 , caso eles estejam processados fazer a exclusão na seguinte ordem
- Excluir primeiro o S-1210, clicar em "Detalhes" - "Excluir"
- Após a exclusão do S-1210 processada, excluir o S-1200 clicar em "Detalhes" - "Excluir"
- Após acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Selecionar o S-2299 clicar em "Detalhes" - "Reenviar"
Após o S-2299 processado, reenviar somente o S-1210;
Outras possibilidades abaixo ↓
Caso o cadastro não apareça no eSocial
- Deve acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Localizar o evento S-S-2200 com erro e clicar em "Detalhes" para identificar o erro e ajustar para enviar o cadastro;
- Apos ajustar o erro do registro de Cadastro de Admissão e enviar ao eSocial deve:
- Localizar o evento S-2299 com erro e clicar em "Detalhes" - "Reenviar".
Como verificar se já possui um evento S-2299 processado
- Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Filtrar os processados e ajustados ;
- Localizar o evento S-2299 processado e verificar se possui recibo, estando o mesmo processado e com recibo fazer o passo a seguir
- Localizar o evento S-2299 com erro e clicar em "Detalhes" - "Excluir".
Após basta verificar se está tudo ok com o funcionário no eSocial.
Como verificar se o funcionário está afastado
- É necessário verificar como se encontra o cadastro do Trabalhador;
- Acesse o portal eSocial - Empregados - Gestão de empregados e pesquise pelo CPF;
Verifique se o cadastro aparece como Ativo;
Caso o cadastro apareça ativo
- Deve apenas acessar a aba Central eSocial - Andamento dos Envios
- Localizar o evento S-2299 com erro e clicar em "Detalhes" - "Reprocessar";
Caso o cadastro apareça afastado
- Deverá verificar se o afastamento é realmente devido ou não;
- Caso o afastamento esteja incorreto deverá corrigir na aba Funcionário - Afastamento o mesmo;
- O sistema enviará a retificação do S-2230;
- Após acesse a aba Central eSocial - Andamento dos Envios;
Localize o evento S-2299 e clique em Detalhes - Reprocessar.
Caso o afastamento esteja correto, deverá aguardar o término do mesmo para enviar a rescisão com a data posterior a data final do afastamento.