eSocial - Erro no Evento S-2299 - 241 - Motivo do desligamento inválido

241 Motivo do desligamento inválido. Ação: O valor informado no campo deverá existir na Tabela 19 (Motivo do Desligamento). Localização: /eSocial/evtDeslig/infoDeslig/mtvDeslig

Autor do artigo: AnaMedeiros.sup.pack

Quando ocorre o erro


Este erro na validação do registro S-2299 de uma demissão ocorre quando o campo Motivo do desligamento está inválido ou em branco no cadastro do funcionário.

   

   

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse o cadastro do funcionário em Funcionários - ícone Cadastro de Funcionários;
  2. Após selecione a aba Dados Contratuais - sub aba Demissão, campo Demissão;
  3. Verifique se a opção Motivo está preenchida e com valores válidos, após o preenchimento, clique em Gravar;

    Caso queira confirmar na tabela 19 do eSocial poderá acessar esse link Clique aqui, baixar o manual "Leiautes do eSocial v2.5" e verificar o "Leiautes do eSocial v2.5 - Anexo I - Tabelas."

  4. Se o campo já se encontrava preenchido corretamente basta seguir o passo abaixo. 

  5. Retorne na Central eSocial - clique sobre o registro S-2299 com o erro, e em seguida clique em Detalhes - Reprocessar;
  6. Feito isso, será criado um novo registro S-2299 e enviado novamente ao eSocial.

Lembrando que a data limite para envio do evento S-2299 - Desligamento do funcionário, é de 10 dias após à data de seu desligamento, não podendo ser enviado antes de 10 dias anteriores à data de desligamento, de acordo com o manual eSocial 2.5.