eSocial - Erro no Evento S-2299 - 1847 - Não é possível retificar o evento. Somente é possível retificar a data de desligamento/Término de TSVE se a nova data estiver compreendida no mesmo mês/ano do evento original.
Autor do artigo: AnaRezende.sup.pack
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro na validação do registro S-2299 - (Desligamento) ocorre quando já existe um evento S-2299 enviado ao eSocial.
Como efetuar o ajuste
Para ajustar a mensagem, precisamos verificar se há um evento já processado no sistema para esse S-2299 com erro.
- Acesse a Central eSocial - Andamento dos envios;
- Digite no campo de pesquisa somente o nome deste funcionário com o S-2299 com a mensagem de erro, e na coluna Evento, selecione somente o S-2299;
- Após clique na seta ao lado do ícone Filtrar, e selecione as opções Exibir eventos Processados e Exibir eventos ajustados, também selecione o modo de visualização Exibir sem agrupamento;
- Confira se aparecerá dois S-2299 para esta referência, um processado e outro com o erro;
- Após localizar o S-2299 processado, verifique se de fato a data de desligamento deste está incorreta ou se foi enviado indevidamente;
- Selecione o evento processado e clique em Detalhes;
E verifique a data na tag "dtDeslig";
Caso pesquise e não haja dois eventos S-2299 para o mesmo funcionário, verifique no portal eSocial se o funcionário está ativo ou desligado da empresa.
- Após confirmar que a data realmente está incorreta ou se o evento foi enviado indevidamente, clique em Excluir esse evento processado e aguarde a exclusão (S-3000) voltar processada;
- Com isso acesse o evento S-2299 com o erro e clique em Reprocessar
- E o evento será processado na Central eSocial - Andamento dos envios.