1744 - Quando o Indicativo do Tipo de Guia não é preenchido é necessário que todos os estabelecimentos do evento sejam do tipo CNO. Ação sugerida: Insira o campo indGuia ou mantenha neste evento apenas os estabelecimentos do tipo CNO e gere novo evento apenas com os estabelecimentos do tipo Caepf com Indicativo do Tipo de Guia preenchido.
Quando ocorre o erro
Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-2299 quando a Classificação Tributária da Empresa está diferente da informada na RFB.
Abaixo a resposta de algumas dúvidas comuns com relação a essa mensagem:
Caso tenha dúvidas sobre qual Classificação tributária deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal.
O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.
No portal do eSocial existe um arquivo que poderá ser baixado, onde explica na "Tabela 8 - Classificação Tributária" que demonstra as classificações tributárias existentes.
Para acessar este material clique aqui. Abrindo o link, será possível verificar o layout versão S-1.0 - Leiautes (cons. até NT 02/2021)
Como efetuar o ajuste
- Acesse o cadastro da Empresa pela aba "Empresa" - ícone "Cadastro Empresa";
Na aba "Geral" verifique o campo "Class. Tributária";
Caso seja necessário adicionar uma nova data de validade da classificação tributária, basta clicar sobre o ícone e preencher uma data válida referente a classificação e realizar a alteração no cadastro.
- Realize o ajuste e clique em "Gravar";
- Acesse a aba Central eSocial em Andamentos dos envios localize o evento S-2299 com erro;
- Clique em "Detalhes - Reprocessar", será enviado S-2299 com a correção realizada.