eSocial - Erro no evento S-2299 - 1744 - Quando o Indicativo do Tipo de Guia não é preenchido é necessário que todos os estabelecimentos do evento sejam do tipo CNO.

1744 - Quando o Indicativo do Tipo de Guia não é preenchido é necessário que todos os estabelecimentos do evento sejam do tipo CNO. Ação sugerida: Insira o campo indGuia ou mantenha neste evento apenas os estabelecimentos do tipo CNO e gere novo evento apenas com os estabelecimentos do tipo Caepf com Indicativo do Tipo de Guia preenchido.

Quando ocorre o erro


Essa mensagem de erro de validação ocorre no retorno do Evento S-2299 quando a Classificação Tributária da Empresa está diferente da informada na RFB.

Abaixo a resposta de algumas dúvidas comuns com relação a essa mensagem:

Caso tenha dúvidas sobre qual Classificação tributária deverá utilizar, sugerimos que seja visto com a sua consultoria contábil e ou com a própria Receita Federal. 
O suporte Alterdata não orienta qual vinculação deverá ser realizada.


No portal do eSocial existe um arquivo que poderá ser baixado, onde explica na "Tabela 8 - Classificação Tributária" que demonstra as classificações tributárias existentes.

Para acessar este material clique aqui. Abrindo o link, será possível verificar o layout versão S-1.0 - Leiautes (cons. até NT 02/2021)

Como efetuar o ajuste


  1. Acesse o cadastro da Empresa pela aba "Empresa" - ícone "Cadastro Empresa";
  2. Na aba "Geral" verifique o campo "Class. Tributária";

    Caso seja necessário adicionar uma nova data de validade da classificação tributária, basta clicar sobre o ícone  e preencher uma data válida referente a classificação e realizar a alteração no cadastro.


  3. Realize o ajuste e clique em "Gravar";
  4. Acesse a aba Central eSocial em Andamentos dos envios localize o evento S-2299 com erro;
  5. Clique em "Detalhes - Reprocessar", será enviado S-2299 com a correção realizada.